“Pensar Colorido 2010/2011 – Pinóquio meu amigo imaginário”

Mostra de trabalhos de crianças “Pensar Colorido 2010/2011 – Pinóquio meu amigo imaginário”.

1432

A Galeria da Casa do Pelourinho, Óbidos, inaugura, no próximo dia 9 de Maio, às 17h00, a exposição “Pensar Colorido 2010/2011 – Pinóquio meu amigo imaginário”.

Os trabalhos que irão estar expostos são muito mais que belos projectos, são o resultado de uma relação, também mágica, entre a pintora Romarina Passos e as crianças dos Jardins de Infância do concelho de Óbidos. Este projecto espelha a capacidade de saber envolver, descobrir e despertar o belo em cada criança.

As obras criativas que se apresentam recriam para um mundo mágico, cheio de surpresas e encontros recheados de fantasia, onde a criança se reflecte e onde tudo pode acontecer e tudo pode ser inesperado.

Trabalhando sempre numa perspectiva pedagógica e de contribuir para a descoberta e auto-conhecimento da criança, a pintora trabalhou a obra “As Aventuras de Pinóquio”, de Carlo Collodi, durante o ano lectivo de 2010/2011. A temática explorada com os miúdos procura entender, de forma metafórica, o desenvolvimento moral da criança, valores da escola e da família cruzando tudo isto com a aprendizagem em diferentes contextos.

“Para não oferecer às crianças um pensamento plástico, estabelecido pela História da Arte, como instrumento maior para interpretação da pintura, oferecemos um conto de fadas como partida”, diz Romarina Passos, acrescentando que, “os contos de fadas diz Tolkien, não se preocupam evidentemente e primeiramente com o que é possível, mas com o que é desejável. A criança reconhece isto claramente, porque nada é mais verdadeiro para ela do que aquilo que ela deseja”.
“Nos encontros e desencontros entre Gepeto e Pinóquio vão colocá-la metaforicamente, nas questões do seu desenvolvimento moral e a busca do prazer”, finaliza a pintora.

Concebido e realizado pela artista, o projecto vem sendo desenvolvido desde 1995 nos jardins-de-infância do concelho de Óbidos e no Museu Municipal, envolvendo toda a comunidade – crianças, pais e professores.

A exposição está patente até dia 29 de Maio, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, na Galeria Casa do Pelourinho.

REDE DE MUSEUS E GALERIAS DE ÓBIDOS

Óbidos Patrimonium EEM
Município de Óbidos
Rua Direita | Praça de Santa Maria | 2510-086 Óbidos
Tel: 262 955 500
Email: galerias@cm-obidos.pt
www.cm-obidos.pt

Press Release (pdf)