Óbidos promove “Uma Visita às Linhas de Torres”

Município de Óbidos

849

O Município de Óbidos, em parceria com os Municípios de Vila Franca de Xira, Sobral de Monte Agraço e Lourinhã, e com a Associação de Defesa do Património do Concelho de Óbidos, irá realizar no próximo dia 16 de Julho (sábado), uma visita guiada às chamadas “Linhas de Torres” com o objectivo de assinalar o Bicentenário da 3.ª Invasão Francesa.

Pretende-se, com esta iniciativa, percorrer alguns pontos estratégicos, mais propriamente a construção do sistema defensivo a norte da cidade de Lisboa (Linhas de Torres), nomeadamente Alhandra, Vila Franca de Xira e Sobral de Monte Agraço e ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.

Construídas entre 1809 e 1810, em relativo segredo, as três linhas defensivas, constituídas por um intricado sistema de fortes, redutos, estradas e baluartes, estendiam-se por mais de 80 km. Das linhas salienta-se 152 fortificações colocadas em locais estratégicos, guarnecidos por 354 peças de artilharia e 34 mil homens, que tornavam a passagem do invasor, uma tarefa praticamente impossível.

Estas linhas foram postas à prova no final de 1810, com a eficácia para a qual foram desenhadas. Os 65 mil franceses, enviados por Napoleão, para conquistar Lisboa, foram detidos na zona de Vila Franca de Xira e Sobral de Monte Agraço, perante um tão bem desenhado sistema defensivo que impossibilitava o avanço por qualquer via ou caminho para a capital. O sistema terá espantado o próprio Marechal Massena que ao ver tal muralha, terá exclamado: … que diable!!!.

Programa:

  • 09h00 – Partida de Óbidos (junto ao Posto de Turismo)
  • 10h00 – Chegada a Alhandra e visita ao Centro de Interpretação do “Forte da Casa”
  • 11h00 – Chegada a Vila Franca de Xira e Visita à Exposição “A Rota Histórica das Linhas de Torres”, com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
  • 13h00 – Almoço
  • 14h30 – Chegada ao Sobral de Monte Agraço e Visita ao “Forte Grande do Alqueidão”, principal reduto das Linhas de Torres e redutos do Alto Sizandro
  • 16h00 – Chegada ao Vimeiro e Visita ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro
  • 18h00 – Chegada a Óbidos

Preço do Almoço: €10,00

Os interessados poderão inscrever-se no Posto de Turismo da Vila de Óbidos (com o número de telefone: 262 959 231) ou no Arquivo Histórico Municipal de Óbidos (com o número de telefone: 262 955 500 – Extensão: 2341).

Press Release (Pdf)

Cartaz (Pdf)