Alunos apresentam propostas para que Óbidos seja uma Comunidade Sustentável e Criativa

Câmara Municipal de Óbidos

1000

A Câmara Municipal de Óbidos lançou o desafio a duas prestigiadas instituições de ensino – a Universidade Técnica de Lisboa (UTL) e o Massachussetts  Institute Of Technology (MIT), uma das mais consagradas universidades do panorama internacional, para contribuírem com a sua reflexão para a concretização da estratégia de desenvolvimento definida para Óbidos enquanto comunidade criativa e sustentável.

O resultado desse trabalho vai estar em exposição, na galeria novaOgiva, em Óbidos, entre os dias 21 de Outubro e 30 de Janeiro de 2012, sob o título “Território – Óbidos Comunidade Sustentável e Criativa”. Ao mesmo tempo, as propostas de desenvolvimento urbano por freguesia, feitas pelos alunos das duas universidades, serão apresentadas para cada uma das localidades, até ao final do ano e início do próximo (ver cartaz em anexo).

Recorde-se que a Câmara Municipal de Óbidos celebrou um protocolo, em Setembro de 2010, com a Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL) onde ficou acordado que esta instituição de ensino faria “estudos de ordenamento ao nível geral do concelho” e “estudos urbanísticos” em algumas zonas do concelho, com alunos do 4.º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura.

O documento previa ainda a realização de um workshop com alunos da UTL e do MIT. O encontro aconteceu em Outubro do ano passado e esteve centralizado no desenvolvimento do planeamento urbano e soluções de mobilidade-on-demand (MoD) para o Município de Óbidos. MoD é um sistema que consiste numa frota de bicicletas ou veículos eléctricos leves, colocada em estações de carregamento eléctrico, estrategicamente distribuídas por toda a área servida.

Os alunos da FAUTL fizeram a análise do território e propostas de planeamento urbano, enquanto os estudantes do MIT evidenciaram principalmente os sistemas de mobilidade e a interface com os edifícios. Este workshop representou uma oportunidade para se elaborar uma estratégia conjunta que apoiou o desenvolvimento das etapas subsequentes do trabalho em ambas as universidades.

(vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=uzbeWCOGQWM)

O resultado de todo este trabalho vai estar exposto em quase 90 painéis, na galeria novaOgiva, onde são apresentadas várias propostas para o concelho de Óbidos e para as suas freguesias, tendo sempre por base a sustentabilidade e a criatividade.

Press Release (Pdf)

Cartaz (Pdf)