Especialistas debatem uso eficiente de Água

"Uso Eficiente da Água no Setor Residencial"

1043

Integrado no âmbito do projeto Ecocasa – Água, desenvolvido recentemente na região Oeste, a Águas do Oeste e a Quercus realizaram no passado dia 6 de outubro, no Convento de S. Miguel das Gaeiras, em Óbidos, um seminário intitulado “Uso Eficiente da Água no Setor Residencial”.

O Seminário, que contou com a presença de mais de 60 participantes – entre autarcas e quadros técnicos municipais dos setores do ambiente, água e saneamento da região, projetistas, profissionais de saúde pública, investigadores universitários, estudantes e população em geral -, incidiu sobre duas temáticas: “Abastecimento de Água e Gestão da Procura” e “Uso Eficiente da Água”.

Na sessão de abertura estiveram presentes o Presidente da Quercus, Dr. Nuno Sequeira, o Vereador do Município de Óbidos, Dr. Ricardo Ribeiro e o Administrador Delegado da Águas do Oeste, Eng. Arménio de Figueiredo. No final do Seminário o Presidente da Quercus e o Administrador Delegado da Águas do Oeste fizerem um balanço bastante positivo da iniciativa, tendo concluído que a temática debatida é cada vez mais importante para a eficácia do planeamento e gestão dos recursos hídricos, realçando a importância de todo o trabalho feito nesta área, referindo contudo a lacuna que existe ao nível das imposições legais nesta matéria. Só assim será possível alcançar as metas estabelecidas no Plano Nacional para o Uso Eficiente da Água (PNUEA), deixando o desafio a todos os presentes para contribuírem com o que está ao alcance de cada um para o Uso Eficiente da Água.

Após a apresentação do PNUEA, pelo Núcleo de Engenharia Sanitária do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), tiveram lugar duas comunicações sobre o Controlo de Qualidade da Água para Abastecimento Publico fornecida na região Oeste e as Perdas de Água na Rede “em baixa”, apresentadas pela Águas do Oeste e pelo Município de Óbidos, respetivamente.

O tema mais debatido no seminário foi sem dúvida o Uso Eficiente da Água e a necessidade de adoção de práticas que permitam a sua aplicação, nomeadamente a importância da certificação hídrica de produtos, pela Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais, a instalação de economizadores de água, a implementação de projetos que visem o aproveitamento de águas pluviais e saponárias, nomeadamente a implementação de redes secundárias nos edifícios públicos para (re)utilização dessas águas para fins não potáveis, a reutilização da água residual tratada para outros fins, entre outras.

A apresentação dos resultados da implementação do projeto EcoCasa – Água na região foi outro momento alto do seminário. Foram duas as comunicações sobre o tema, uma da coordenadora do Projeto da Quercus, Eng.ª Ana Rita Antunes, integrada numa apresentação do projeto EcoFamílias a nível nacional, e outra da Eng.ª Susana Camanho, que utilizou o caso de estudo do Projeto Piloto do Complexo Escolar dos Arcos na sua tese de mestrado, para demostrar que o uso eficiente da água em instalações coletivas poderá ter aí um importante contributo para a eficiência dessa instalação.

Este seminário, integrado nas comemorações do Dia Nacional da Água, que se assinalou a 1 de outubro, permitiu uma vez mais mostrar que a Águas do Oeste defende, como valores fundamentais da empresa, a sustentabilidade na utilização dos recursos naturais e a preservação da água enquanto recurso estratégico essencial à vida.

O Projeto EcoCasa – Água na região Oeste

O projeto Ecocasa – Água, envolveu um total de sete famílias da região (uma dos municípios de Azambuja, Lourinhã e Rio Maior; e duas dos municípios de Óbidos e Torres Vedras) e uma escola piloto em Óbidos, cujos consumos de água e hábitos diários foram monitorizados ao longo de um ano, com vista ao uso eficiente da água no sector doméstico e, consequentemente, à sensibilização dos consumidores para a necessidade de reduzir os desperdícios de água.

Três anos após a apresentação pública do projeto EcoCasa – Água na região Oeste, desenvolvido em parceria com a Quercus e a Águas do Oeste, e com o apoio/ adesão dos municípios de Azambuja, Lourinhã, Óbidos, Rio Maior e Torres Vedras, foram apresentados os resultados deste projeto no Seminário “Uso Eficiente da Água no Sector Residencial”.

O projeto permitiu acompanhar os consumos reais de água ao nível doméstico, de modo a perceber como estes se distribuem pelos diferentes usos. O objetivo foi avaliar os potenciais de poupança de água das famílias participantes sensibilizando-as para o uso eficiente da água no dia-a-dia. A metodologia utilizada permitiu avaliar comportamentos, hábitos de consumo e identificar oportunidades de melhoria da eficiência na utilização da água. Durante mais de um ano foi realizado um acompanhamento direto das famílias, o qual se verificou fundamental na sensibilização do consumidor para as questões ligadas ao consumo de água no sector doméstico.