Complexos Escolares são exemplos emblemáticos

Complexos Escolares

1053

A Comissão Directiva do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro – visitou, ontem, 15 de Novembro, os Complexos Escolares do Furadouro e do Alvito, no concelho de Óbidos. Uma visita que serviu, acima de tudo, para mostrar, no sector da Educação, “dois exemplos emblemáticos” em obras comparticipadas por fundos europeus.

Segundo Alfredo Marques, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), “o objectivo é visitar projectos que o [programa] Mais Centro financiou e escolhemos sempre projectos representativos”. “No caso da Educação, escolhemos Óbidos, porque temos aqui dois centros escolares que são duas grandes referências na região e no País e que nos dão muito orgulho por termos financiado duas obras com esta qualidade”, garantiu o responsável.

O presidente da CCDRC afirmou ainda que todos os anos é feito um balanço do programa e onde se aproveita para visitar algumas das obras financiadas. “É muito gratificante, para quem gere os fundos [comunitários], ver que o dinheiro dos contribuintes europeus e portugueses é bem aplicado. Temos aqui dois excelentes exemplos dessa boa utilização do dinheiro público”, sublinhou Alfredo Marques.

O Mais Centro, segundo o presidente da CCDR, é, de todos os programas regionais, “o que tem mais alta taxa de execução”, que ultrapassa, neste momento, em termos gerais, os 30 por cento. “No caso dos Municípios, vamos acabar o ano com mais de 50 por cento”, garante Alfredo Marques, acrescentando que estes números tornam-no num “programa de referência no âmbito do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional)”.

Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, destaca a taxa de execução do município. “Temos sido uns contribuintes bastante activos, porque temos uma taxa de execução, em relação à região Oeste, bastante elevada, acima dos 50 por cento”. O autarca considera, no entanto, que, neste momento, é difícil para alguns municípios conseguirem fazer mais obra comparticipada por fundos comunitários, uma vez que há sempre necessidade “da comparticipação nacional”.

No caso de Óbidos, Telmo Faria explica que o que foi feito foi “organizarmo-nos de maneira a, mesmo neste período de crise e de dificuldades, e há limitações, por exemplo, para a questão do endividamento, termos ainda uma capacidade financeira que nos permite responder” a novos projectos. “Quem está, neste momento, a fazer investimento é porque tem solidez financeira para o poder fazer”, afirma, garantindo que, por outro lado, “seria muito mau não aproveitarmos esta receita extraordinária. É preciso fazer uma gestão diária muito cuidada para não desaproveitar os fundos e, felizmente, temos um investimento considerável a executar em 2012”, conclui.

Recorde-se que o Programa Operacional (PO) Regional do Centro 2007-2013 é um instrumento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) com aplicação exclusiva à Região Centro.

Press Release (Pdf)

Alfredo Marques – Presidente da CCDRC (download mp3)

Telmo Faria – Presidente da Câmara Municipal de Óbidos (download mp3)