Telmo Faria quer Projecto Educativo Municipal

Câmara Municipal de Óbidos

1052

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos defende mais autonomia para os municípios em termos de política educativa. Telmo Faria entende que devia de haver “maior descentralização para que Óbidos possa afirmar os seus projectos educativos específicos”. Uma opinião demonstrada pelo autarca depois de Óbidos ter recebido, na passada segunda-feira, o prémio de “Melhor Município para Estudar”, no âmbito dos Prémios de Reconhecimento à Educação.

Telmo Faria considera que a atribuição deste galardão mostra “que os investimentos feitos, para criar condições de excelência para a prática do ensino e da aprendizagem”, são muito importantes, “mas deixem-nos ir mais longe, porque essa é a forma de justificar o investimento dos contribuintes”. “A próxima meta é conseguirmos melhorar nos resultados escolares de uma forma muito significativa e durante vários anos”, sublinha.

Defensor de um Projecto Educativo Municipal, Telmo Faria afirma que Óbidos avançou com a construção de três Complexos Escolares (Alvito, Furadouro e Arcos) – o dos “Arcos”, o primeiro a ser construído, já faz parte integrante do compêndio da OCDE como escola modelo a nível mundial – “para o desenvolvimento de um projecto educativo adequado e estamos, neste momento, a viver numa fase de grande aprisionamento de práticas pedagógicas que visem dar um contributo maior e melhor para a educação das nossas crianças”.

“Acho que é um erro de política pública não ter criado já um sistema em que as autarquias possam voluntariamente, de modo espontâneo, apresentar os seus projectos educativos”, declara o autarca, sublinhando que Óbidos “há muitos anos que trabalha neste sector”. “Não é nenhuma aventura, não estamos a dizer isto pela primeira vez, mas chegamos a situações de bloqueio em relação às nossas aspirações de criar um projecto educativo próprio”, como, aliás, acontece em todos os países da Europa do Norte, em que os modelos de Escola Municipal os colocam no primeiro lugar dos rankings internacionais, esclarece.

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos já agendou com o Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, uma visita aos Complexos Escolares de Óbidos, tendo ficado “o compromisso de estudar o nosso assunto”. Daí que Telmo afirme que “há um sinal de abertura da nova equipa”.

Recorde-se que os prémios de reconhecimento à educação têm como objectivo distinguir e galardoar entidades educativas e formativas cuja actuação se destaque ao nível do contributo que prestam junto e para a comunidade educativa. Na categoria “Melhor Município para estudar” dá-se destaque a projectos de excelência desenvolvidos pelos municípios com vista a melhorar as condições de estudo dos seus alunos. Óbidos ficou em primeiro lugar.

Press Release (Pdf)

Telmo Faria – Presidente da Câmara Municipal de Óbidos (download mp3)