Vila de Gaeiras acolhe 5ª Exposição de Presépios

8 de Dezembro de 2011 a 3 de Janeiro

864

Cerca de 300 Presépios vão estar expostos na 5.ª Grande Exposição de Presépios da vila de Gaeiras, patente de 8 de Dezembro de 2011 a 3 de Janeiro de 2012. A mostra vai ter lugar no antigo Armazém dos Vinhos, situado na Rua Principal, na localidade de Gaeiras, e está inserida no evento Óbidos Vila Natal.

Pela primeira vez, a exposição das obras será feita em stands individuais, onde os 65 artesãos presentes vão colocar as suas peças. Recorde-se que, em anteriores edições, a maioria dos exemplares criados por artistas e empresas da região estavam expostos em cima de mesas.

A lista de participantes é composta por artesãos que trabalham em materiais diferentes, sendo os presépios feitos desde pedra, vidro, pintura em tela, azulejaria, cerâmica, madeira, ferro, produtos reciclados, barro, tela, grés, papel maché, vidro, velas, pasta de resina, casca de ovos, casca de árvores, tecido, conchas, polímeros, entre outros…

No local da exposição vão estar, igualmente, três presépios com grandes dimensões, feitos de pedra, ferro e madeira, e ainda, um Presépio formado por seres humanos, ao vivo.

Foram convidados a participar nesta mostra o CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria da Cerâmica – Caldas da Rainha, Associação de Artesãos de Aljubarrota e Arte Mós – Porto de Mós.

O evento conta com um espaço de Arte ao Vivo, onde diariamente vão estar a trabalhar ao vivo alguns artesãos.

A mostra inaugura no dia 8 de Dezembro, às 16 horas, e é organizada pela Junta de Freguesia de Gaeiras, com o apoio da Óbidos Patrimonium E.E.M. e Município de Óbidos. Pode ser visitada diariamente entre as 14h00 e as 18h00 (dias úteis) e das 14h00 às 20h00 (sábados, domingos e feriados).

A entrada para visitar a exposição é livre. No entanto, haverá o habitual “Almude mealheiro”, para angariar os possíveis donativos, de particulares ou empresas, que revertem a favor da construção da nova Igreja da vila de Gaeiras.

Informações:
Junta de Freguesia de Gaeiras
Morada: Rua Principal, 75 – 77 R/C
2510 – 729 Gaeiras
Telefone: 262 958 671
E-mail: junta.gaeiras@mail.telepac.pt

Veja os vídeos da Exposição de Presépios das edições anteriores em www.obidos.tv

Press Release (pdf)

Eduardo João – Presidente da Junta de Freguesia de Gaeiras (mp3)