Campanha de Natal 2011 ajuda 100 famílias do Concelho

Programa Óbidos Solidário

1203

A Campanha de Natal 2011, no âmbito do Programa Óbidos Solidário, vai abranger 101 famílias, num total de cerca de 250 indivíduos (adultos e crianças) e 52 crianças dos 0 aos 14 anos. A distribuição dos cabazes será realizada entre os dias 12 e 16 de Dezembro de 2011 e contará com o apoio efectivo das Juntas de Freguesia que, para além do apoio logístico, também colaboram com a cedência de bens alimentares para a constituição dos cabazes.

Recorde-se que o Município de Óbidos tem em desenvolvimento, desde 2002, o Programa Óbidos Solidário, através do qual tem procurado promover respostas de apoio social, de natureza multidisciplinar, a partir da colaboração de vários técnicos e parceiros sociais, incentivando a integração das pessoas mais desfavorecidas do Concelho, através da promoção de iniciativas em momentos específicos do ano. Na altura do Natal é realizada a Campanha de Natal centrada na distribuição de Cabazes de Natal compostos por bens alimentares e brinquedos.

Esta iniciativa surge este ano mais enriquecida, através do contributo de várias parcerias que se associaram ao Óbidos Solidário, dando um claro sinal do forte dinamismo e sensibilidade do nosso tecido empresarial e social, nomeadamente a Óbidos Patrimonium, E.M, através da cedência de presentes para todas as crianças sinalizadas.

Os Complexos Escolares dos Arcos, Furadouro e Alvito e a rede de Jardins-de-Infância do Concelho também se associaram através do desenvolvimento de uma Campanha de recolha de brinquedos, livros e material didático, junto de toda a comunidade escolar. Os contributos serão entregues até ao dia 7 de Dezembro, estando prevista para dia 9 de Dezembro, no Complexo Escolar dos Arcos, uma cerimónia de entrega dos bens recolhidos à equipa gestora do programa Óbidos Solidário.

Fórum de Natal – Óbidos.com Solidário

Uma outra vertente desta Campanha de Natal, que surge associada ao evento Óbidos Vila Natal, centra-se na parceria do Município de Óbidos, através dos seus Programas Óbidos Solidário e Melhor Idade, e da Óbidos.com – Associação Empresarial de Óbidos.

Trata-se da criação de um espaço solidário com a exposição/venda de produtos artesanais com preços simbólicos feitos por seniores e pessoas desfavorecidas do Concelho.

Esta iniciativa, que estará localizada na rua direita, vai decorrer de 08 de Dezembro a 03 de Janeiro, de quinta a domingo. Nos dias úteis estará aberto das 14h às 20h, ao fim-de-semana funcionará das 10h às 20h. Dias 25 Dezembro e 01 de Janeiro estará encerrada.

Neste espaço estarão representados 9 dos 12 Centros de Convívio da Rede Melhor Idade (Programa destinado à população reformada do concelho), o projecto municipal Ódesign e os Guias de S. Lourenço – Grupo Interparoquial de Acção Sócio-Caritativa.

Alguns associados da Óbidos.com – Associação Empresarial de Óbidos também estarão presentes para divulgar alguns produtos característicos da região, nomeadamente ginja e chocolate.

A iniciativa conta com a presença do tradicional Pai Natal.

Press Release (Pdf)