Jovens e seniores cantam as Janeiras

Feriado Municipal de Óbidos

173

Começaram esta manhã, oficialmente, as cerimónias do Feriado Municipal de Óbidos, com o cantar das Janeiras à porta dos Paços do Concelho. A iniciativa, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Telmo Faria, juntou mais de 100 pessoas que, através da música, desejaram um bom ano não só aos trabalhadores do Município, como a todos os habitantes do concelho.

Esta foi uma actividade organizada entre o Gabinete de Educação do Município de Óbidos e o programa “Melhor Idade” (destinado à população reformada do concelho). A acção juntou um grupo de 106 pessoas, sendo 17 utentes do Centro de Convívio do Arelho, 36 crianças do Jardim-de-Infância do Arelho e 53 alunos de três turmas do 4.º ano do Complexo Escolar dos Arcos. Os participantes foram ensaiados pelos professores de música das Actividades Extracurriculares, Sylvie Simão e Fernando Lino.

Tratou-se de uma actividade inter-geracional, no ano em que se comemora o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações.

Recorde-se que o Feriado Municipal a 11 de Janeiro relembra a Tomada da Vila de Óbidos aos Mouros, nesse dia, pelas hostes de D. Afonso Henriques, em 1148, sendo este o primeiro feriado municipal do ano a ser celebrado no calendário nacional.

Press Release (pdf)