Águas do Oeste assinala Dia Mundial da Água

Águas do Oeste

752

A sustentabilidade na utilização dos recursos naturais e a sua preservação enquanto recurso estratégico essencial à vida são valores fundamentais da Águas do Oeste, que, mais uma vez irá assinalar o Dia Mundial da Água.

Assim, no próximo dia 22 de março, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a Águas do Oeste vai realizar o 1º Encontro Regional do Projeto Rios, que irá juntar cerca de duas centenas de jovens de diversas equipas da região Oeste.

O Encontro contará com uma pequena mostra dos trabalhos até à data desenvolvidos pelas diversas equipas, com consequente troca de experiencias numa saída de campo que terá lugar na Lagoa de Óbidos, junto à foz dos rios Real e Arnóia. A iniciativa conta com o apoio da Associação PATO e da Coordenação Nacional do Projeto Rios e tem por finalidade estimular e incentivar a troca de experiências entre os grupos e a participação pública, ambos objetivos deste projeto.

Também no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, destaca-se a presença da Águas do Oeste em duas iniciativas municipais, organizadas pelos municípios de Alcobaça e Torres Vedras, ambas com o objetivo de sensibilizar para a importância da água e necessidade de preservação e poupança deste bem tão escasso, num ano que se avizinha ser de seca:

– Quinzena da Floresta e da Água, que terá lugar no kartódromo de Santa Cruz, no município de Torres Vedras, entre 12 e 23 de março. Trata-se de uma atividade temática, direcionada para todos os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do município de Torres Vedras, prevendo-se a participação de cerca de 1.800 alunos e respetivos docentes de diversos estabelecimentos de ensino do concelho. Aí serão dinamizados por diversos serviços municipais e pelos bombeiros e sapadores diversos ateliers temáticos, entre eles o jogo “A Gincana da Água” e filme animado “A Água é um Mundo Fantástico” da Águas do Oeste.

– Comemorações do Dia Mundial da Água, nos dias 19 e 23 de março no município de Alcobaça. Durante a manhã dos dias 19 e 23, a Águas do Oeste irá dinamizar diversas atividades lúdico-pedagógicas sobre a água, destacando-se a peça de teatro infantil “O Ursinho Loló e o Rio Poluído” e o visionamento do filme animado “A Água é um Mundo Fantástico”, ambas integradas noutros ateliers temáticos desenvolvidos pelo município. As atividades envolverão cerca de duas centenas de alunos de diversas escolas do município de Alcobaça.

Também durante o mês de março terão lugar diversas visitas de estudo realizadas às ETAR de Alcoentre (município de Azambuja), da Charneca (município de Óbidos) e de Torres Vedras, prevendo-se a participação de mais de duas centenas de jovens em idade escolar, dos municípios de Alenquer, Azambuja, Cartaxo, Ílhavo e Torres Vedras.

Outra iniciativa agendada para o dia 16, também ela integrada nas comemorações do dia da Água, será realizada no Colégio Frei Cristóvão, em A-dos-Francos (Caldas da Rainha), mas terá como público-alvo não os alunos, mas os seus encarregados de educação. Na “Escola de Pais”, iniciativa organizada por esse estabelecimento de ensino, a Águas do Oeste irá sensibilizar para o Uso Eficiente da Água, numa ação intitulada “Mudanças de comportamento em tempo de crise”.

AdO assinala o Dia Mundial da Água (Pdf)