Muita participação nas II Jornadas da Juventude

Pavilhão do Complexo Escolar dos Arcos

599

As segundas Jornadas Municipais da Juventude do Concelho de Óbidos decorreram, entre os passados dias 19 e 21 de Março, com muito dinamismo e grande participação não só de jovens, mas da comunidade em geral.

Segundo Ricardo Ribeiro, vereador da Câmara Municipal de Óbidos, “as jornadas foram muito positivas, nomeadamente com a realização da Mostra de Oferta Formativa da região, no Pavilhão do Complexo Escolar dos Arcos, onde os jovens ficaram com ótimas perspetivas na sua saída profissional”. A Mostra contou a participação de cerca de uma dezena de entidades da Região Oeste e, pela primeira vez, com a representação do ensino superior.

“Esta iniciativa teve como objectivo criar estilos de vida saudáveis e preparação para a vida activa dos jovens”, concluiu o edil.

O evento esteve integrado na Semana Cultural da Escola Josefa de Óbidos, que comemora o seu 25º aniversário.

O programa das jornadas contemplou um Fórum Municipal da Juventude, onde os jovens foram os protagonistas, apresentando as suas experiências de participação cívica, os seus talentos e memórias enquanto antigos alunos da Escola Josefa de Óbidos. Saliente-se que, neste Fórum, foi apresentado o Projeto de Requalificação da Escola Josefa de Óbidos.

Das várias atividades destacam-se ainda os workshops sobre fotografia/jornalismo, design gráfico e pastelaria e as “conversas com profissionais” na área do turismo, multimédia e informática e apoio à infância. Realizou-se, igualmente, demonstrações de atividades desportivas, cinema, música, entre outras ações.

A conclusão das Jornadas, no passado dia 21 de Março, coincidiu com o Dia da Árvore e da Poesia, onde, sob o mote de “Inspira-te tendo Óbidos como o cenário”, os alunos de todo o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos apelaram ao seu sentido artístico e produzir desenhos, poemas e/ou fotografias, que serão posteriormente expostas na Escola Josefa de Óbidos.

Galeria de imagens