Museu Paroquial explica “Simbologia da Cor Litúrgica”

Museu Paroquial de Óbidos

1402

Inaugura, no próximo sábado, dia 31 de Março, no Museu Paroquial de Óbidos (Igreja de São João Baptista), pelas 17h00, a exposição “Simbologia da Cor Litúrgica”. Uma mostra inserida na programação religiosa e cultural da Semana Santa de Óbidos 2012.

A exposição pretende contribuir para a aproximação entre os significados atribuídos a cada cor e a expressão desse sentir junto da comunidade Católica. Permite ainda, através do calendário litúrgico, ter proximidade a toda a ornamentaria, seu significado e tipologia de objetos, que são utilizados nas cerimónias litúrgicas.

A cor da paramentaria expressa a grandeza do mistério que se celebra e identifica quem a investe, de acordo com o calendário do ano litúrgico, definido pela Igreja Católica Apostólica Romana, tendo surgido dos significados místicos atribuídos a cada uma das cores.

A Introdução Geral do Missal Romano afirma que «a diversidade de cores das vestes sagradas tem por finalidade exprimir externamente de modo mais eficaz, por um lado, o carácter peculiar dos mistérios da fé que se celebram e, por outro, o sentido progressivo da vida cristã ao longo do ano litúrgico.» O vestuário sacro deriva do vestuário greco-romano de uso comum, mas cedo sofre evolução, autonomizando-se e confluindo gradualmente com os objetivos e necessidades e exigências da nova religião.

As vestes passam a ser sobrepostas e se, os primeiros se revestem com vestes interiores, alva, as altas hierarquias vão acumulando veste sobre veste.

No entanto a cor das vestes aparece tardiamente: no século XIII, no documento De sacro altaris mysterium, o Papa Inocêncio III (1198-1216) estabelece como cores litúrgicas o branco, o vermelho, o preto e o verde; o Concílio de Trento (1545-63) acrescenta o roxo; no início do século XVII aparece como cor litúrgica o rosa; e em 1864 acrescenta-se o azul para a Solenidade da Imaculada Conceição em casos específicos.

Esta mostra será antecedida, pelas 16 horas, da palestra “Significado e Simbologia na Paramentaria”, pelo orador Padre Ricardo Jacinto.

Exposição Cartaz (Jpg)

Press Release (Pdf)