Semana HidroPower junta novos “nadadores”

HidroPower

1267

As piscinas Municipais de Óbidos, na semana de 23 a 27 de Abril, organizaram a “Semana HidroPower”. Esta iniciativa visou apresentar a hidroginástica e os seus benefícios à população obidense. Em todas as aulas participaram novas pessoas, muitas delas sendo a primeira vez que entraram no complexo de piscinas municipais de Óbidos. Foi uma semana com muito exercício, música e boa disposição. Além dos utentes regulares, quase uma centena de pessoas experimentaram a Hidroginástica na vertente tradicional (em piscina pouco profunda) e na vertente HidroDeep (realizada em piscina profunda). Foi um ambiente fantástico o vivido na piscina, sendo de destacar a aula de quinta feira, às 20h15, que contou com cerca de 40 participantes.

A Hidroginástica é um meio fenomenal de trabalhar o corpo. As atividades físicas aquáticas provaram ser eficazes no desenvolvimento e manutenção das capacidades físicas e também orgânicas. Uma componente desse grupo de atividades é a hidroginástica, que vem cada vez mais ganhando adeptos por todo o mundo. Segundo alguns especialistas, os exercícios aquáticos são mais divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cómodos e seguros. Nos indivíduos idosos, a prática de atividade física ajuda a manter ou melhorar a densidade mineral óssea, o que é de extrema importância para a prevenção e tratamento da osteoporose. Também provoca melhorias ao nível da força muscular, flexibilidade articular e do equilíbrio, reduzindo a incidência de quedas e como consequência o risco de fraturas.

Na hidroginástica, o principal objetivo é a melhoria da capacidade cardiovascular e muscular. Segundo especialistas, a hidroginástica é extremamente eficaz no combate ao stress, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos. Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática da hidroginástica não é acompanhada de dores, transpiração e sensação de exaustão. Dentro de água, o indivíduo tem uma sensação de redução no peso, o que provoca uma diminuição das tensões articulares. Devido a esse facto, os exercícios realizados dentro da água são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o rendimento do aluno e possibilitando a prática de atividade por maiores períodos de tempo. Como o impacto é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-atividade praticamente não ocorrem. O gasto calórico médio é de 260-400 Kcal/hora. Outra vantagem importante da hidroginástica é que esta é uma das poucas atividades que podem ser realizadas por indivíduos com um nível de condição física muito baixo. Devido a esse facto, pessoas de qualquer idade, inclusivamente gestantes, podem praticar esta atividade. Nas grávidas, a hidroginástica ajuda na prevenção das dores lombares e cervicais e aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e o período de recuperação.

Quando comparada com o exercício em terra, foi constatado que correr 400 metros dentro de água equivale, em termos de gasto calórico e tempo, a 1500 metros em terra. Para além disso verificou-se ainda que caminhar 4,5Km com água ao nível da coxa pode consumir até 460Kcal. Além de tudo isso, não é preciso saber nadar!

As piscinas municipais de Óbidos têm ao seu dispor o seguinte horário:
· Hidrodeep: 4º e 6ª – 08h15 | 2ª,  4ª e 6ª – 12h00 | 3ª e 5ª –  20h15
· Hidroginástica: 2ª, 4ª e 6ª – 11h15 | 3ª e 5ª – 21h00