Depósitos de água na zona do Bom Sucesso

Câmara Municipal de Óbidos

930

“O comunicado do Partido Socialista é, no mínimo, estranho e demagógico. Aliás, esta é uma atitude a que já nos habituou o Eng.º José Machado nas suas muitas posições na Câmara Municipal de Óbidos.

É bom que se saiba que no momento em que estivemos em reunião de Câmara, na apreciação do loteamento, onde estava previsto, já nessa ocasião, a demolição destes depósitos, o vereador José Machado votou favoravelmente a aprovação deste loteamento. E hoje, como se nada tivesse acontecido, vem, em comunicado, dar o dito pelo não dito. Esta posição é, no mínimo, surreal.

Estes depósitos, que efetivamente têm um valor de cerca de 1 milhão de euros, têm mais de 30 anos e têm hoje uma capacidade de armazenamento de água muito inferior às necessidades reais de toda a envolvente deste polo turístico, o que, por si, justifica a construção de novos reservatórios, sob pena de se colocar em causa o abastecimento público.

Ora os novos depósitos necessários levaram a que a Câmara Municipal de Óbidos obrigasse o loteador a construí-los, cujo valor de investimento foi de cerca de 3 milhões de euros, sem que o Município tivesse de gastar 1 cêntimo com esta infraestrutura (o Eng.º José Machado votou favoravelmente, em sede de loteamento, a demolição dos depósitos e a construção de novos). A Câmara Municipal de Óbidos, em relação aos depósitos antigos, no valor de 1 milhão de euros, recebeu zero de comparticipação do FEDER.

É igualmente surreal como se tenta fazer aqui uma interpretação de má gestão da coisa pública. É bom que se saiba que estes depósitos apenas tiveram uma pintura que custou zero cêntimos à Câmara Municipal de Óbidos. Foi, uma vez mais, o investidor, que tinha nas imediações dos depósitos uma zona de promoção do seu próprio resort, que solicitou à Câmara Municipal de Óbidos para ser ele próprio a pintá-los, devido a uma questão de brio e de imagem do empreendimento.

O Eng.º José Machado propõe ainda que a Câmara Municipal de Óbidos faça mais para evitar a demolição destes depósitos. A Câmara Municipal de Óbidos fez tudo o que foi possível até aqui. Se há alguma coisa mais que possa ser feita, então o Eng.º José Machado que o demonstre e que faça melhor. Esse desafio foi-lhe deixado e está lavrado em ata. Se o senhor vereador acha que esta posição é um erro e se conseguir fazer melhor, cá estaremos, com toda a humildade, para assumir publicamente que o Eng.º José Machado fez melhor.

Demolir depósitos no valor de 1 milhão de euros, para receber 3 milhões de euros, sem gastar um cêntimo da administração local para esse efeito, se é considerado má gestão, não sabemos o que é boa gestão!

Ao mesmo tempo, o Eng.º José Machado e o Partido Socialista procuram passar a ideia que foi à conta deste património, e de outros ativos, nomeadamente com o inventário de todos os imóveis, que a Câmara Municipal de Óbidos chegou a um resultado líquido positivo de 4,5 milhões de euros. Estranhamos tudo isto vindo de pessoas com responsabilidades políticas, o que revela, efetivamente, a falta de preparação destes atores. Se nós não tivéssemos o inventário de todos estes ativos, no valor de 149 milhões de euros, não teríamos 4,5 milhões de euros, mas cerca de 10 milhões de euros de resultado líquido do exercício. Isto porque estas construções, todos os anos, têm um custo de amortização (cerca de 5,5 milhões de euros), que é reduzido aos nossos proveitos. Portanto, é o contrário daquilo que o PS tem, ultimamente, procurado “vender” à população, numa lógica de denegrir as contas públicas.

É lamentável. Já é sistemático, recorrente e, sobre essa matéria, cremos que a população já sufragou aquilo que pensa destas posições por parte do PS.”