Óbidos Solidário – Campanha de Natal 2012

Programa Municipal Óbidos Solidário

807

O Programa Municipal Óbidos Solidário, que este ano assinala o seu 10º aniversário, e através do qual se tem procurado promover respostas de apoio social, incentiva a integração das pessoas mais desfavorecidas do Concelho, através da promoção de iniciativas em momentos específicos do ano. Por ocasião desta quadra festiva é realizada a Campanha de Natal, centrada na distribuição de Cabazes de Natal compostos por bens alimentares alusivos à época.

A Campanha de Natal 2012 abrange 90 famílias, num total de cerca de 259 indivíduos (adultos e crianças) e 44 crianças, dos 0 aos 12 anos.

Esta iniciativa contou, este ano, com o contributo da Associação Humanitária dos Bombeiros de Óbidos, que participou numa ação de angariação de presentes para todas as crianças sinalizadas, assim como as Juntas de Freguesia que se associam à iniciativa, através do apoio na distribuição dos cabazes.

Fórum de Natal – Óbidos.com Solidário

Uma outra vertente desta Campanha de Natal, que surge associada ao evento Óbidos Vila Natal, resulta da articulação dos Programas Municipais Óbidos Solidário e Melhor Idade.

Trata-se da criação de um espaço solidário com a exposição/venda de produtos artesanais com preços simbólicos feitos por seniores e pessoas desfavorecidas do Concelho.

Esta iniciativa, que estará localizada na rua direita, no edifício do Pelourinho, decorre de até 02 de Janeiro. A entrada é livre.

Neste espaço estarão representados 12 Centros de Convívio da Rede Melhor Idade e 3 Instituições do Concelho, nomeadamente, os Guias de S. Lourenço – Grupo Interparoquial de Ação Sócio-Caritativa, a Santa Casa da Misericórdia de Óbidos e a Associação para o Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros.

Press Release (pdf)