Festa de Santo António em A-da-Gorda

Honra de Santo António

768

Vai decorrer na localidade de A-da-Gorda, a festa em honra de Santo António, entre os dias 13 a 17 de junho. São os habituais festejos, em ambiente de santos populares, nesta aldeia do concelho de Óbidos.

O arraial abre no dia 13, o Dia de Santo António, com as cerimónias religiosas. Pelas 18h00, haverá missa seguida de Procissão. Mais à noite, com início às 22h30, desfilam as marchas de Santo Onofre (Caldas da Rainha). No final, acontece a tradicional queima da boneca.

Nos dias 14 e 15 de junho, as noites serão animadas pela banda musical “Os Xeques” e a participação do dj kocab.

No dia seguinte, a banda da União Filarmónica de A-da-Gorda (UFA) percorrerá, a partir das 09h00, as ruas da localidade, para o habitual peditório. O conjunto “Bico D´Obra” animará o baile a partir das 23h00.

Os festejos terminam no dia 17, com a tradicional sardinhada, a partir das 18h30. Animação a cargo de um organista convidado.

A organização é da UFA e conta com o apoio do Município de Óbidos.

O Santo António
O Santo António é o santo padroeiro da cidade de Lisboa e conhecido como o santo casamenteiro, sendo o santo a quem os jovens devem pedir ajuda para arranjar namorada(o) e/ou casar. As crianças devem dar uma esmolinha ao Santo António e pedir proteção e saúde. Santo António nasceu a 15/08/1195, em Lisboa, e faleceu a 13/06/1231, em Pádua. A tradição manda que no dia de Santo António, os foliões comam sardinhas assadas, caldo verde, pimento assado e broa.

Cartaz (jpg)

Press Release (pdf)