Mercado Medieval superou as melhores expetativas

Mais de 120 mil visitantes

617

Segundo a organização do Mercado Medieval de Óbidos, a empresa municipal Óbidos Criativa, “a edição de 2013, mesmo em ano de crise, com muitos cortes salariais e dificuldades financeiras das famílias, superou claramente as melhores expetativas. O balanço é altamente positivo com mais de 120 mil visitantes e um nível de satisfação único. Tivemos mais cerca de 15% de turistas estrangeiros relativamente a 2012”.

Recorde-se que a 12ª edição do Mercado Medieval de Óbidos, alusiva ao tema central “Da Conquista (1148) ao Foral (1195)”, decorreu de 11 de julho a 4 de agosto (aberto de quinta a domingo), e foi mais uma vez o maior evento de recriação histórica do País, onde a animação e a gastronomia foram os principais fatores de sucesso do evento.

A edição deste ano teve, como destaque, a recriação histórica da Conquista de Óbidos aos Mouros por parte de D. Afonso Henriques, seguindo a preceito a lenda que existe dessa mesma conquista e que serviu de mote para o Assalto ao Castelo que se realizou todas as sextas-feiras.

Destaca-se, nesta edição, a nova distribuição da Cerca do Castelo, que permitiu uma renovação cenográfica do espaço, com a criação de uma verdadeira Praça de Trovadores e uma nova distribuição das tavernas e mercadores presentes.

Relativamente à animação, o Mercado Medieval de Óbidos teve a participação dos mais variados grupos de música, animação e grupos de armas de todo o País, com destaque para o regresso dos conceituados Strella do Dia ao Mercado Medieval de Óbidos e a aposta nos torneios a cavalo do grupo de armas da Companhia Livre, bem como, um reforço no teatro de rua e animação de deambulação, que permitiu uma maior interação com o visitante, recriando uma vivência e convivência mais genuína da época medieval.

De louvar, igualmente, a participação de mais de mil pessoas das associações do concelho, que contribuíram nesta festa, ajudando as coletividades, através das receitas auferidas no evento.

Press Release (Pdf)