Vereadores reúnem com comerciantes de Óbidos

Vereadores Ricardo Ribeiro e Rita Zina

751

Os vereadores Ricardo Ribeiro e Rita Zina reuniram, no passado dia 11 de setembro, com os comerciantes da vila de Óbidos, através da Óbidos.com. Em cima da mesa estiveram vários assuntos, nomeadamente trânsito, venda ambulante e recolha de lixo dentro das muralhas de Óbidos.

Ricardo Ribeiro explicou que, em relação à venda ambulante, “foi aprovado um regulamento e realizado um concurso para ocupação dos lugares disponíveis e esses espaços estão, neste momento, a ser entregues a todos os que ganharam a concessão”. O autarca afirma que esta é ainda “uma fase inicial de implementação”, pelo está a ser analisado “o impacto da reorganização destes espaços”.

Em matéria de trânsito, foi transmitido aos comerciantes que “está em fase de processo a contratação de um sistema de controlo de acesso de viaturas ao perímetro muralhado” que, quando estiver instalado, o Município publicará o novo regulamento de trânsito já aprovado, o qual entrará em vigor nos 15 dias seguintes”.

No que diz respeito à recolha de lixo nas ruas do centro histórico, Ricardo Ribeiro afirma que “ficou decidido que se iria promover uma reunião com todos os interessados, moradores e comerciantes, para que, em conjunto, se possam definir os locais de deposição e os horários de verão e de inverno, regulamentando, desta forma, a recolha de resíduos sólidos”. Foi ainda proposta uma carta de compromisso a ser assinada por todos, de forma a assegurar o melhor sistema encontrado para o efeito.

Também os horários do Posto de Turismo e das casas de banho públicas estiveram em cima da mesa nesta reunião. “A Câmara Municipal de Óbidos disponibilizou-se a coordenar e a melhorar os períodos de tempo de abertura destes dois serviços, em conjunto com as necessidades da vila e dos seus comerciantes”, declarou.

O vereador destacou ainda, neste encontro, “a importância da estratégia do Município de Óbidos em relação aos eventos, nomeadamente na dinamização do comércio local, em particular na chamada época baixa”, diminuindo a assimetria entre verão e inverno, situação que os comerciantes “não deixaram de enaltecer”.

Press Release (PDF)