Óbidos associa-se ao Dia Internacional dos Museus

18 de maio

809

O Município de Óbidos associa-se ao Dia Internacional dos Museus, que se celebra no próximo domingo, dia 18 de maio, assinalando a data, com várias iniciativas. No entanto, o programa principal das comemorações começa no dia anterior.

Assim, no sábado, dia 17, inaugura, no Museu Abílio de Mattos e Silva, a partir das 16h00, a exposição “Propaganda desenhada por Abílio nos anos 30/40”.

No mesmo dia, no espaço do Jardim do Museu Municipal, decorrerá, a partir das 16h45, música ao vivo a cargo do “4teto de Saxofones da Sociedade Musical e Recreativa Obidense”.

Uma outra mostra inaugura, na sala de exposições temporárias do Museu Municipal, a partir das 17h15, onde o tema será Pintura “Daqui até à Lua”, da autoria de João Jorge, animador das Escolas d’Óbidos. No mesmo museu, na sala Eduardo Malta, realizam-se conversas “com” Malta. Já no domingo, dia 18, para quem visitar os Museus e Galerias de Óbidos, a entrada livre.

Sobre o Dia Internacional dos Museus

O dia internacional dos museus, efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus. Sendo os museus locais de memória por excelência, contando histórias com os incontáveis objetos das suas coleções que são uma referência para a memória das comunidades, o desafio colocado pelo ICOM é que todos encarem esses objetos como expressões valiosas do nosso património natural e cultural que, em muitos casos, são de natureza frágil e se encontram sob ameaça de degradação e mesmo desaparecimento, necessitando, por isso, de cuidados especiais e de uma atenta e contínua preservação. Revela-se, assim, de grande oportunidade o mote das comemorações do dia internacional dos museus, devendo todas as atividades organizadas pelos museus contribuir para informar e mobilizar as comunidades e a sociedade em geral para a necessidade de encarar o Património como algo de seu, a proteger e a valorizar, para poder vir a ser fruído pelas gerações futuras.

(www.ipmuseus.pt)

Informações:
Rede de Museus e Galerias
Tel. 262 955 500 (ext.4210)
Email: ana.calcada@cm-obidos.pt

Cartaz 1 (JPG)

Cartaz 2 (JPG)

Press Release (PDF)