O ‘Cotidiano’ de Óbidos para Óbidos

Galeria novaOgiva

186

“Cronologia do Cotidiano – de Óbidos para Óbidos” é a exposição do artista Francisco Klinger Carvalho, patente na Galeria novaOgiva, até ao dia 30 de janeiro de 2015. A mostra resulta de um trabalho muito próximo, se bem que feito a grande distância, entre dois continentes, entre o artista Francisco Klinger Carvalho e a comunidade Obidense. Porque a obra deste artista é sempre construída com o lugar, a cultura e a memória dos lugares por onde passou e das estórias da história, teve que perceber o território e definir um modo de intervir.

O artista nasceu na cidade de Óbidos, no Pará, Amazónia, Brasil, e esse foi o grande pretexto para estabelecer uma relação próxima e forte com Óbidos, de Portugal. O pressuposto do convite impunha que se estabelecem ligações muito próximas com os meninos das escolas do concelho de Óbidos.

Assim se foi construindo, em Óbidos, numa relação próxima, trabalho com diferentes públicos para que todos participassem na construção da obra final. Com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, com os Jardins de Infância do Concelho foram construídos os barcos, que estão presentes na galeria, que simbolicamente ligam os dois territórios e nos falam de viagens, de descobertas e de travessias.

Com o apoio de amigos, conhecidos, da Associação “Novo Sentido” e as juntas de freguesia do Concelho foram recolhidos objetos selecionados e cedidos pelos habitantes para integrarem as instalações – móveis, artefactos, esculturas, poema… um violino. Deste modo contribui-se para que a Galeria, com todas estas sinergias, se torne num espaço de pensamento, reflexão e participação.

A Galeria novaOgiva fica situada na Rua Direita, em Óbidos.

Horário:
Segunda a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Encerra às terças-feiras.