Conversas sobre Cerâmica na galeria novaOgiva

Galeria novaOgiva

254

No próximo dia 28 de março, pelas 16h30, realiza-se uma conversa sobre o presente o futuro da cerâmica. A conversa terá lugar na Galeria novaOgiva, em Óbidos, e pretende, com este primeiro momento, contribuir para uma leitura crítica das potencialidades do setor da cerâmica, onde se entrecruzam várias disciplinas e formas de trabalhar, e promover a sustentabilidade deste sector. Um encontro que terá a visão do artista e do ceramista, do designer, do empresário e do investigador.

Esta conversa é decorrência do trabalho desenvolvido nas Residências Artísticas, na empresa S. Bernardo: Perpétua, Pereira & Almeida, e cuja mostra está patente entre a Galeria novaOgiva e o Museu Municipal de Óbidos, depois de ter estado patente no Museu Nacional Soares dos Reis

Estarão presentes neste painel, que se quer de conversa e reflexão, Maria de Fátima Lambert, curadora da exposição, artistas presentes na exposição, João Bonifácio Serra, professor e investigador, Joaquim Beato, da empresa Molde _ estratégia, organização e mercado, Manuel da Bernarda, da P & P – S. Bernardo, Sónia Borga, designer/ATB cerâmicas e empresária, Fernando Carradas, designer e professor, e Thomas Schittek, da Academia de Cerâmica de Óbidos.

À conversa estarão também Celeste Afonso, vereadora da Câmara Municipal de Óbidos, António Guerreiro, do Departamento da Cultura e diretor do Museu do Vinho, e Carlos Coutinho, diretor do Museu José Malhoa.

Recorde-se que a exposição de cerâmica “Prometheus Fecit: terra, água, mão e fogo” estará patente até dia 5 de abril de 2015. Entre a Galeria novaOgiva e o Museu Municipal de Óbidos, onde os artistas estabelecem um diálogo com a pintora Josefa d’Óbidos, encontra-se o trabalho desenvolvido por 15 artistas portugueses e brasileiros que descobriram na cerâmica uma outra forma de expressar a sua sensibilidade e arte, contribuindo para um (re)olhar a cerâmica como um material nobre, sensível, versátil que dá cor e forma ao mundo.