Parque Tecnológico de Óbidos vence prémio do público nos Architizer A+

Prémio Architizer A+

864

O projeto dos edifícios centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, da autoria do arquiteto Jorge Mealha, venceu o prémio Architizer A+ “popular choice”, cuja escolha é feita pelo público, na categoria “Mixed Use”, a par da Casa de Taíde que também recolheu o voto popular.

Para além deste dois projetos, entre os 205 finalistas, estavam mais seis projetos portugueses. O Prémio do Júri, com oito grandes categorias e várias subsecções, num total de 40 áreas, foi atribuído a duas obras de ateliês portugueses: a Casa Taíde, de Rui Vieira Oliveira + Vasco Manuel Fernandes, em Taíde, no concelho da Póvoa de Lanhoso e a Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço, de Pedro Reis.

Os projetos portugueses vencedores competiram em cada categoria com outras quatro obras, num conjunto de 205 projetos candidatos ao Prémio do Júri (Architizer A+ Jury Award). Os vencedores foram avaliados por um júri de mais de 300 profissionais – arquitetos, agentes culturais de referência, artistas plásticos e empreendedores.

Os projetos vencedores serão compilados em livro pela conceituada editora de artes e design Phaidon. A entrega dos prémios, desenhados pelo atelier Snarkitecture, será realizada em Nova Iorque, a 14 de maio.