Concelho de Óbidos tem água 100% segura

Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos

924

Segundo o Relatório Anual de Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano, divulgado pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, a água que corre nas torneiras do concelho de Óbidos é 100 por cento segura.

De acordo com o relatório, referente a 2014, Óbidos distribui cerca de 3200 metros cúbicos de água por dia, a uma população de quase 16 500 habitantes. A ERSAR diz ainda que foram feitas, ao longo do ano, quase mil análises, todas elas com resultados de 100 por cento a nível de segurança.

Estes resultados na qualidade da água no concelho de Óbidos devem-se ao trabalho desenvolvido por todos os colaboradores do serviço de águas do Município, devido à implementação do Programa de Controlo Operacional, assim como a um controlo diário de vários indicadores.

Ver tabela

Segundo a ERSAR, “o indicador de água segura, supera, mais uma vez os 98% (98,41%)” a nível nacional e, por isso, “pode garantir-se aos portugueses que podem beber água da torneira com confiança”. “Esta situação, conjugada com o facto de o quadro da regulação ser cada vez mais exigente, representa uma efetiva melhoria da qualidade da água nos últimos anos. De facto, a percentagem de cumprimento dos valores paramétricos coloca Portugal ao nível dos países mais desenvolvidos da Europa Ocidental”, garante ainda a ERSAR.

Press Release (pdf)