Grupo de instrumentos japoneses atua em Óbidos

Atuação do grupo Dongara

663

No contexto da Festa do Japão 2016, evento que celebra a longa amizade que existe entre o Japão e Portugal, a Embaixada do Japão, em colaboração com a Japan Foundation, vai levar até Óbidos apresentações de grande expressão da cultura tradicional Japonesa pelo grupo Dongara (instrumentos japoneses). Assim, no próximo dia 16 de junho, das 18h30 às 19h15, Óbidos conta com a atuação do grupo Dongara, de instrumentos japoneses. A atuação será no centro da vila de Óbidos.

O grupo “Dongara” foi formado por Tetsuro Naito, que foi membro do “Kodō”, grupo de artistas de tambores japoneses, desde 1991 até 2002, tendo atuado como elemento principal do grupo executando, compondo e produzindo vários espetáculos no Japão e também no estrangeiro.

Incorporando habilmente ritmos característicos das artes folclóricas oriundas de várias zonas do Japão, e misturando a perícia dos ritmos modernos, o grupo “Dongara” cria e representa uma nova musicalidade para  instrumentos japoneses com base na tradição japonesa.

“Dongara” combina performances impressionantes como “ohayashi” (música tocada em ambiente de festa) com forte expressão rítmica ou peças musicais solenes para ensemble de tambores, entre outras expressões musicais, actuando com muito dinamismo no palco com  tambores, “shinobue” (flauta tradicional do Japão), e “mai” (dança),  participando sempre, energicamente, em eventos em vários locais e organizando concertos em escolas em várias regiões do Japão.

Tetsuro Naito e Tomoko Takeda participaram como duo para tambores e shinobue na “Festa do Japão” em 2015 (organizada pela Embaixada do Japão) e também no festival de músicas do mundo “Lisboa Mistura”, tendo sido muito bem recebidos pelo público português.

Composição do grupo: 4 músicos de tambor, flautas e outros instrumentos de percussão. Membros do grupo: Tetsuro Naito, Tomoko Takeda,  Rico Yanagi e  Isao Murakami.