Município de Óbidos e Just a Change assinam protocolo

9 de Agosto

923

O Município de Óbidos e a Associação Just a Change assinaram hoje, dia 9 de Agosto de 2016, o protocolo de colaboração que permitirá reabilitar 4 habitações degradadas de famílias com comprovada carência económica.

No âmbito do programa Re-Habitar – Obras de Conservação, Reparação ou Beneficiação de Habitações Degradadas, o município tem procurado desenvolver iniciativas que visam a resolução de situações onde se verifique ausência de condições de habitabilidade em residências permanentes de agregados familiares residentes no Concelho de Óbidos, com comprovada carência económica. Com este programa promove-se, assim, a qualidade de vida das populações, através de obras de conservação, reparação, ou beneficiação de habitações degradadas, que devolvem a estes domicílios condições de habitabilidade consideradas necessárias às famílias em causa. Trata-se de contribuir para a reabilitação urbana do concelho de Óbidos e, simultaneamente, para a dignificação das condições de vida dos munícipes desfavorecidos deste Concelho.

A Just a Change é uma Associação Sem Fins Lucrativos que reabilita casas de pessoas carenciadas, tendo como principal objetivo a luta contra a pobreza habitacional em Portugal, mobilizando todos os recursos necessários à execução de obras, nomeadamente através da mobilização de jovens voluntários, no sentido de devolver dignidade habitacional às famílias mais necessitadas. Segundo Humberto Marques ” É de louvar a preocupação destes jovens que, de forma voluntária, disponibilizam o seu tempo e vontade para causas sociais, procurando melhorar a qualidade de vida de outros de forma completamente altruísta”, sublinhando ainda “a relevância da rede de dinamização de sustentabilidade humana que tem sido criada por todos os parceiros do Município ao longo da última década”

Este programa visa a reabilitação intensiva, durante 10 dias e decorre entre 15 e 25 de agosto. Conta com a participação de 50 jovens que colaboram nas obras e atividades  propostas. Serão reabilitadas quatro casas localizadas na área geográfica do concelho de Óbidos, nas freguesias do Vau, A-dos-Negros e duas na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa (nas localidades de Sobral da Lagoa e A-da-Gorda).