Foi você que pediu uma visita guiada para as exposições de Óbidos?

Até 31 de janeiro

953

Até 31 de janeiro de 2017, a vila de Óbidos tem patente três exposições, com a opção de visitas guiadas, gratuitas, para escolas, dos mais diversos graus de ensino, para empresas, ou famílias. “Utopia Hoje” e “O Lagarto”, no Museu Abílio, e “PIM! Mostra de ilustração”, na galeria novaOgiva são as três mostras já preparadas para uma visita, cujas marcações poderão ser feitas pelo correio eletrónico museu.municipal@cm-obidos.pt .

“Utopia, hoje” – Museu Abílio

A exposição “Utopia hoje” apresenta as propostas de 10 artistas que interpretam, de forma livre e autoral, as obras de dois nomes maiores da nossa literatura Fernando Pessoa e José Saramago. Ainda que escritas em épocas distintas, “Mensagem” e “A Jangada de Pedra”, símbolos da nossa memória cultural contemporânea, abordam temas identitários e podem sugerir, nesse sentido, uma reflexão sobre Portugal.

Apresentados em dois núcleos distintos, e que pretendem suscitar um diálogo entre as obras de Pessoa e Saramago na perspetiva da Utopia, cada um dos artistas concentrou a sua alma e pensamento nos aspetos que mais lhe interessavam, sejam estéticos, históricos, geográficos ou políticos, apresentando múltiplas leituras e interpretações, que não devem ser entendidas como ilustrações, porque estão para além dos textos literários, ainda que criadas a partir deles.

De Cláudio Garrudo, Joanna Latka, Marta Ubach, Pauliana Valente Pimentel, e Teresa Gonçalves Lobo são as obras referentes à “Mensagem” de Fernando Pessoa”, enquanto Augusto Brázio, Hélio Luís, Paula Almozara, Rui Soares Costa, e Tiago Casanova partem da obra “A Jangada de Pedra” de José Saramago.

A exposição “Utopia hoje” tem a curadoria de Ana Matos, numa parceria entre Casa Fernando Pessoa, Fundação José Saramago e Galeria das Salgadeiras.

“O Lagarto” – Museu Abílio

Óbidos recebeu em estreia mundial uma exposição que junta as palavras de José Saramago ao inconfundível traço do artista popular brasileiro J. Borges. A partir de um texto escrito em 1973 pelo Prémio Nobel português, O Lagarto, J. Borges criou um conjunto de xilogravuras que propõem uma nova leitura para a história de uma misteriosa criatura que surge no Chiado, em Lisboa. Em Óbidos, estão expostas pela primeira vez as peças em madeira talhadas pelo renomado artista brasileiro para o livro, assim como as suas impressões originais.

“PIM! Mostra de ilustração” – Galeria novaOgiva

A “PIM! Mostra de Ilustração Para Imaginar o Mundo” invade e transforma a Vila de Óbidos num “Lugar Comum” a todos os criadores, ilustradores, autores e fantasistas. Utopia, Festa, Encontro, Cor, Invenção, Fantasia, Alegria, são as palavras que servem de inspiração para um encontro de linguagens, traços, vozes ilustradas que se fazem ouvir, ver e sentir.

A utopia da leitura apresenta-se através da cor, do livro, do encanto, homenageando todos os criadores de utopias que leem o mundo e se deixam desafiar pelo objeto livro em todas as suas dimensões tendo convidada especial a ilustradora e autora Jutta Bauer.

André da Loba, Catarina Sobral, Guridi, Anna Laura Cantone, André Neves, Helena Zália, Fernanda Fragateiro, Ana Seixas, Marta Torrão, Rachel Caiano, Paul Hardman, Paulo Galindro, Bernardo Carvalho, Yara Kono, Teresa Cortêz, Ana Biscaia, Susa Monteiro, Margarida Botelho, Natalina Cóias, Marina Palácio, João Fazenda são alguns dos nomes que fazem parte do coletivo impar de ilustradores.

Curadoria e projeto de Mafalda Milhões com textos de Afonso Cruz.

Press Release (pdf)