2000 Presépios na 10ª Grande Exposição da vila de Gaeiras

Gaeiras

1578

Cerca de 2000 presépios e 125 artistas (artesãos) irão estar na edição de 2016 da Grande Exposição de Presépios da vila de Gaeiras. No entanto, nesta 10ª mostra, a organização anuncia outras novidades, nomeadamente a Sala dedicada ao mestre Ferreira da Silva. Inserida no evento Óbidos Vila Natal, a exposição vai decorrer no Convento de S. Miguel.

Assim, a Junta de Freguesia de Gaeiras, que organiza a mostra, adianta algumas novidades: Sala dedicada a Ferreira da Silva, que foi residente na freguesia durante 28 anos. Será exposta a coleção de presépios do artista, que esteve presente nas anteriores edições da mostra. Recorde-se que, Ferreira da Silva, faleceu no dia 8 de março, de 2016, e foi apontado como uma das maiores referências da cerâmica portuguesa dos séculos XX e XXI.

Vai estar, igualmente, em exposição, um grande presépio tradicional, em movimento, feito por um reformado da vila de Gaeiras. A organização faz, também, um convite à população para fazer presépios nas janelas, jardins, muros das suas casas, para assim se poder criar um “roteiro”.

Mais uma vez, a diversidade de materiais utilizadas pelos artesãos confere a esta Exposição uma riqueza e grandiosidade que não deixará ninguém indiferente. Obras em cerâmica, bolotas, madeira, ferro, tecidos, joalharia, papel, entre outros, feitas por artistas/artesãos vindos de todo o País. Alguns dos exemplares a apresentar têm um tamanho fora do “comum”.

Para enriquecer a iniciativa foram convidadas algumas entidades e empresas para participar nesta mostra, nomeadamente o GAVE-Grupo de Artesãos Vale de Eureka, Centro de Educação Especial Rainha D.Leonor, Cencal e CECD-Centro de Educação para o Cidadão Deficiente.

A Grande Exposição de Presépios será inaugurada às 14h30 horas, do dia 08 de dezembro, com a atuação do Coro da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda e da Banda da Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense. Haverá, igualmente, a abertura da Sala Ferreira da Silva. Já no dia 10 de dezembro, às 16h00, decorrerá uma palestra com Tiago Moita, Contos e Música de Natal.
A mostra fica patente até ao dia 06 de janeiro de 2017. Poderá ser visitada diariamente das 14h30 às 18h00. Entradas livres.

O evento conta com o apoio do Município de Óbidos e Óbidos Criativa, E.M..

Informações:
Junta de Freguesia de Gaeiras
Telef.: 262 958 671
Email: junta.gaeiras@mail.telepac.pt

Cartaz (pdf)

Press Release (pdf)