Óbidos Vila Natal encanta cerca de 150 mil visitantes

Óbidos Vila Natal

2053

“As mais conhecidas histórias infantis” chegaram, no passado dia 1 de janeiro, ao fim, com o encerramento do Óbidos Vila Natal, evento que, segundo a organização, atraiu 150 mil visitantes e cerca de 100 mil bilhetes vendidos.

“Foi um balanço extremamente positivo, porque a temática que encontrámos veio, de alguma forma, enaltecer o prémio da UNESCO, que classificou Óbidos como fazendo parte da rede mundial de Cidades Criativas da Literatura”, afirma Ricardo Ribeiro, administrador da Óbidos Criativa, empresa municipal organizadora do Óbidos Vila Natal (OVN).

A organização assegura que o certame “teve um elevado grau de satisfação por parte dos visitantes, pela temática, pela forma como encenámos e cenografámos o evento, que ficou muito bonito, muito colorido, apesar da enorme concorrência que tivemos este ano, com vários parques temáticos de Natal, a decorrer de norte a sul do País”. “No entanto, e como fomos pioneiros nesta iniciativa, até no fim-de-semana de Natal e Ano Novo, ultrapassamos o número de visitantes de 2015”, revela.
Num “curto espaço de tempo para montar o OVN, conseguimos, talvez, a melhor edição de sempre”, diz o responsável, garantindo que “foi uma aposta ganha, pois conseguimos explicar aos mais novos a transformação da vila, «cheia de contos encantados», «onde as 20 mil léguas foram a distância daqui à lua, onde a Alice quebra-nozes, o Pequeno Príncipe viveu num planeta de maravilhas e o gato e o Pai Natal andaram de botas… Personagens que se juntaram em Óbidos, para mais um grande evento de Natal!»”.

As diversões permitiram instantes de muita alegria… Foi possível patinar no gelo das 20 mil léguas submarinas, ir à Lua com o Tintim na rampa de gelo, rodopiar com o Coelho Branco no carrossel e conhecer o Quebra-Nozes no comboio, e conhecer planetas distantes com o Pequeno Príncipe… Puderam lutar com o Rei dos Ratos, aprender xadrez, entre outras diversões… com visita obrigatória à Biblioteca do Pai Natal.

Não faltou, este ano, como novidade, “The Nightmare Experience”. Uma experiência assustadora, levada a cabo numa casa assombrada, no evento OVN. Foram dois contos que puderam ser experienciados nesta casa única e interativa: «Um Conto Assombrado de Natal (crianças) e «The Haunted Christmas Eve» (adultos). “Começamos um pouco tarde com esta iniciativa mas, as pessoas que tiveram oportunidade de viver momentos muito intensos, ficaram satisfeitas com a experiência”, adiantou Ricardo Ribeiro. Em breve, e aos fins-de-semana, a “casa assombrada» vai reabrir, ainda com maior “dose de terror e assustadora para os mais corajosos”. “The Nightmare Experience” poderá ficar permanentemente em Óbidos, mas noutro local, sem ser a Casa do Arco.

Os visitantes assistiram a surpreendentes espetáculos de Natal que se desenrolaram em dois palcos existentes no recinto; entre marionetas e malabarismos, teatro e animação, todos usufruíram de momentos de muito riso e puro entretenimento. “Também aqui, a satisfação do público foi enorme, e isso notava-se na cara de felicidade das pessoas”, acrescentou o responsável.

“Pensamos que, no final, as pessoas saíram satisfeitas com as novidades e o nosso objetivo é continuar a apostar em exposições temáticas e em diversões inovadoras, criativas, mas a pensar no tema «livro»”, revelou Ricardo Ribeiro.

Entretanto, o Município prepara o Festival Internacional de Chocolate que, a partir de 10 de março, e até 2 de abril (aberto sextas, sábados e domingos), voltará a transformar a vila numa verdadeira «fábrica de chocolate». O tema será a “Música”. Uma componente muito interessante, porque um dos grandes músicos de nível mundial, Bob Dylan, recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 2016.

Press Release (pdf)