No passado dia 25 de março, pelas 15 horas, realizou-se, no salão da Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense, Gaeiras, um espetáculo que juntou cerca uma centena de pessoas de várias gerações.

Na sequência do projeto fotográfico “Rock não Tem idade”, realizado pela fotógrafa Suzana Valério, com os utentes do Centro de Dia de Gaeiras do programa municipal Melhor Idade, e numa organização da Associação “O Socorro Gaeirense”, estes juntaram-se aos mais jovens. Para além da dança e muitas canções, os mais jovens foram avaliados pelas verdadeiras estrelas do calendário.

Os “artistas” protagonizados pelos utentes Melhor Idade foram Cyndi Lauper, Boy George, Cher, Tim, Mickael Jackson, Slash, Amy Winehouse, Tina Turner, Bob Marley e Prince. As “estrelas” tiveram uma receção calorosa e chegaram num carro dos anos 80, com direito a motorista e mordomo.

No discurso de encerramento desta gala, o presidente da Câmara Municipal de Óbidos fez um “agradecimento muito especial à forma que o ‘Socorro Gaeirense’ encontrou para ajudar a comunidade”. Humberto Marques garante que a realização deste calendário e a sua venda, para angariar fundos para a aquisição de uma carrinha adaptada a pessoas com mobilidade reduzida, “é uma forma criativa de resolver os problemas dos utentes” desta associação.

O autarca agradeceu ainda ao vereador José Pereira, com o pelouro da Ação Social, que, apesar da equipa pequena que tem, “tem feito verdadeiros milagres”. “Mas os milagres maiores, às vezes, não são as grandes obras, são os sorrisos que vemos na cara de todos os utentes do programa Melhor Idade”.

“Do ponto de vista social, nos últimos 4 anos, em todos os programas, o Município de Óbidos investiu cerca de 4 milhões de euros”, revelou Humberto Marques, acrescentando que “esta é uma obra que, muitas vezes não se vê, que é a aposta em cada um de vós”. “Só no Melhor Idade, foram investidos cerca de 530 mil euros”, explicou.

Recorde-se que o programa Melhor Idade surgiu em 2005 com o intuito de criar um conjunto articulado de respostas sociais adequada à população idosa e reformada do Concelho de Óbidos. Atualmente este programa conta com 12 Centros de Convívio em funcionamento (um 13.º está, neste momento, a ser constituído), onde se procura fomentar o aumento da qualidade de vida dos utentes, por meio do desenvolvimento de atividades de apoio que têm como objetivo satisfazer as necessidades e interesses dos idosos em termos de alimentação, atividades ocupacionais, convívios, passeios e relacionamentos com outros grupos da sua comunidade local e alargada.