Josefa de Óbidos em destaque no Dia Internacional dos Museus

18 maio

1173

O Município de Óbidos junta-se às celebrações do Dia Internacional dos Museus, no próximo dia 18 de maio, colocando a pintora obidense Josefa de Óbidos (1630-1684) no centro do programa a levar a cabo.

A inaugurar neste dia, pelas 16h00, no Museu Municipal de Óbidos, contamos com a exposição “Josefa em Óbidos – o dizível e indizível em Óbidos, mostra de joias de Mónica Romãozinho”.

A mesma artista completa o programa com uma conversa subordinada ao tema: “As flores de Josefa: processos criativos e tecnológicos na conceção de uma linha de joalharia”, a ter lugar dia 22 de maio, pelas 12h00, também no Museu Municipal.

Ainda a integrar o programa deste dia dedicado aos Museus, contamos com uma palestra por parte da Técnica de Conservação e Restauro, Verónica Ribeiro, que irá detalhar o processo de restauro levado a cabo na tela “Lamentação sobre o Cristo Morto”, da autoria de Josefa. Trata-se de uma peça muito relevante pela sua qualidade, porém nunca apresentada em qualquer exposição realizada sobre esta prolífera pintora.

Este restauro faz parte do trabalho de mestrado de Verónica Ribeiro, que esteve sob a coordenação de Carla Rego e Teresa Desterro, do Instituto Politécnico de Tomar, e de Sérgio Gorjão. Este é o início de um processo de conservação e restauro do património artístico de Óbidos que a autarquia pretende levar a cabo nos próximos tempos. Esta palestra terá lugar na Capela de A-da-Gorda, pelas 17h30, no dia 18 de maio, local onde se encontra exposta a referida peça. Esta iniciativa contará ainda com um apontamento musical pelos contratenores, Luís Peças e João Paulo Ferreira.

Cartaz

Press Release (pdf)