Voluntários das Gaeiras à frente de projeto europeu

Communities Communication (Comm.Comm)

1051

Arrancou no dia 1 de Julho o projeto Communities Communication (Comm.Comm), uma parceria estratégica para a inovação, financiada pelo programa Erasmus+, liderada pela Associação de Jovens Voluntários de Gaeiras e com a parceria de organizações de outros quatro países Europeus: Espanha (Diagonal España), Grécia (POLI.ANA), Roménia (Asociatia CFPC Constanta) e Estónia (MTÜ Islander).

Este projeto pretende potenciar o conhecimento e investigação na área da utilização de novas tecnologias como ferramentas de comunicação intracomunitária em zonas de baixa densidade populacional. A análise do território e das necessidades locais evidenciou uma necessidade crescente de promover a literacia digital, criar pontes de entendimento inter-geracional, facilitando ainda a ligação entre as instituições locais e os jovens que, ainda que tendo acesso a informação, enfrentam dificuldades de interpretação e análise.

Na verdade, apenas 65 por cento dos portugueses utilizam a internet regularmente (semanalmente) e 28 por cento nunca a utilizou (mais de um quarto da população nacional). Criar uma linguagem comum e uma ponte de entendimento dentro de cada comunidade, fortalecendo-a, é um dos objetivos da parceria que, nos últimos dias viu a sua estratégia confirmada pela mudança de missão da rede social Facebook (Mark Zuckerberg anunciou que passará a promover a construção estruturada de comunidades e não se limitará à conexão desregrada de pessoas, “diminuindo as distâncias entre o mundo online e o mundo físico).

O projeto terá uma duração de 24 meses e conta com um orçamento de mais de € 80.000,00, que a organização pretende potenciar e tornar significativo, assumindo um potencial impacto indireto em mais de 120 milhões de pessoas e um impacto direto mínimo em pelo menos 2 mil jovens em comunidades locais de baixa densidade populacional.