Mostra “Reflexos 40 jóias/40 contos” no Pelourinho

Inaugura dia 1 de Setembro

1424

 Inaugura, dia 1 de Setembro, pelas 17h30, na Galeria do Pelourinho, situada na rua Direita, em Óbidos, a exposição de jóias intitulada “Reflexos 40 jóias/40 contos”, da autoria de Magna Dona.

“Reflexos” é uma das coleções de joalharia de autor de Magna Dona. É composta por 40 peças únicas, criadas através de técnicas artesanais em prata.

No seguimento da contemplação do património Português enquanto fonte de inspiração, esta coleção nasceu da observação do mesmo e da transformação dos seus elementos estéticos em novas formas.

“Reflexos” não se resume a uma coleção de joalharia de autor. Para além das 40 jóias, este projeto engloba também 40 contos escritos por 40 pessoas diferentes.

Cada participante foi desafiado a conceber um conto inspirado numa das peças da coleção, tendo toda a liberdade quanto ao seu conteúdo. Uniu-se a joalharia à escrita, as jóias às palavras, o objeto artístico aos seus reflexos.

Para além da mostra haverá um espaço de ateliê e ainda o lançamento de um livro “Reflexos 40 jóias/40 contos” com apresentação de Eva Duarte.

Nota autobiográfica
Magna Dona é o projeto de joalharia de autor de Maria Duarte.

Maria Duarte nasceu no Algarve e residiu em Lisboa, onde se licenciou em Escultura pela Faculdade de Belas Artes. Atualmente vive e trabalha em Óbidos, onde instalou o seu ateliê há mais de 25 anos.

Expôs trabalhos de escultura no Salão Nobre do Forte de Peniche (2008) e uma das suas coleções de joalharia na Galeria da Casa do Pelourinho de Óbidos (2010). Tem igualmente desenvolvido vários projetos de joalharia, envolvendo o reaproveitamento de peças antigas, a união de elementos clássicos e contemporâneos, e a criação de peças com designs especificamente criados por clientes.

Organização da Rede de Museus e Galerias de Óbidos, Óbidos Criativa, E.M. e Município de Óbidos.

A mostra pode ser visitada das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Encerra à 3ª feira. Está patente até ao dia 1 de Outubro.

Informações:
Tel. 262 955 500
Email: museu.municipal@cm-obidos.pt

Press Release (pdf)