“Este é um trabalho de continuidade e de consolidação de um projeto educativo”

Início do ano letivo, em Óbidos

209

Começou hoje, 13 de Setembro de 2017, o ano letivo para os quase 1400 alunos do concelho de Óbidos. Os Complexos Escolares dos Arcos, Alvito, Furadouro e Escola Josefa de Óbidos abriram portas para o primeiro dia de aulas, para um ano letivo que é, nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, “um trabalho de continuidade e de consolidação de um projeto educativo”.

Nas boas-vindas a toda a Comunidade Escolar, Humberto Marques, saudou “a direção do agrupamento das escolas de Óbidos, diretores de turma, professores, animadores, pessoal não docente, alunos e encarregados de educação”. “Quero cumprimentar todos os que escolheram as Escolas d’Óbidos para estudar, desejando um ano com muito sucesso e que possam ser muito felizes nesta vossa segunda casa”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Óbidos.

O autarca lembrou que, ao longo dos últimos anos, e no âmbito do Contrato Interadministrativo de delegação de competências na área da Educação, celebrado com o Ministério da Educação, “temos vindo a consolidar a redução do número de turmas mistas e baixámos também o número de alunos por turma, com uma média de 24 alunos por sala”. Humberto Marques revela ainda que “o trabalho das equipas educativas tem sido um sucesso e a prova disso mesmo é a redução do abandono escolar precoce, que passou de 1,54 por cento, para zero, o que nos deixa muito confiantes em relação ao futuro da nossa comunidade”.

Recorde-se que as sessões de boas-vindas, nas escolas de Óbidos, começaram às 8h30, no Complexo Escolar dos Arcos, seguindo-se às 09h45 no Alvito e às 11h00 no Furadouro. As apresentações da escola Josefa de Óbidos decorrem durante todo o dia.

Ao todo, são quase 1400 alunos, divididos por 130 professores. O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos no ano letivo 2017/2018 mantém o mesmo número de alunos nos vários ciclos de ensino, com exceção do Pré-escolar (menos 34 crianças em relação ao ano letivo anterior) devido à diminuição da taxa de natalidade.

Galeria de fotografias

Press Release