“Óbidos é um local de reflexão”

Seminários de Óbidos 2017

192

Começou hoje, 21 de Setembro, em Óbidos, numa organização do IPRI – Instituto Português de Relações Internacionais, mais uma edição dos Seminários de Óbidos, este ano subordinados ao tema “Cenários Europeus”. Esta atividade, que decorre até dia 23, contará com a presença de alguns dos mais destacados investigadores portugueses nesta área e tem lugar no Museu Abílio de Mattos e Silva.

Na sessão de abertura, Celeste Afonso afirmou que “já é uma tradição encontrarmo-nos em Óbidos” nestes seminários “que acontecem há mais de uma década”. “Óbidos tem uma estratégia de se afirmar enquanto centro de conhecimento e de reflexão e o IPRI vem nesse sentido”, afirmou a vereadora, acrescentando que “o tema [deste ano] é pertinente”. “Que Europa tivemos, que Europa temos e que Europa teremos e podemos ajudar a construir? Serão conversas que nos interessam e, mais do que refletir, é necessário encontrar soluções”, concluiu Celeste Afonso.

Por seu lado, o diretor do IPRI explicou que o tema desta edição dos Seminários de Óbidos “insere-se nos planos de desenvolvimento científico do instituto”. Ao longo destes anos, o IPRI tem trabalhado o tema da Crise Europeia e, agora, é necessário refletir sobre “os desafios que se esperam para a Europa nos planos interno, económico e internacional”, resumiu. Nuno Severiano Teixeira afirmou ainda que é desejo do IPRI “continuar a contribuir para que Óbidos seja esse local de reflexão”.

Os seminários de Óbidos 2017 analisam três aspetos fundamentais da evolução da Europa desde a grande recessão – economia, relações entre Estados e democracia – e procuram também construir e debater cenários alternativos de evolução da UE para os próximos dez anos, avaliar que consequências trariam para Portugal e debater que opções de política interna e externa se deve atribuir prioridade, por forma a alcançar uma maior relevância internacional.

Amanhã, dia 22 de Setembro, pelas 16h30, haverá uma sessão aberta ao público com a presença dos Secretários de Estado de Assuntos Europeus de Portugal (Embaixadora Ana Paula Zacarias) e da Grécia (Professor George Katrougkalos) que debaterão o futuro da Europa.

Mais informações estão disponíveis em www.ipri.pt