Filarmónica das Gaeiras celebra 92 anos

Festejos nos dias 7, 8 e 15 de Outubro

1555

A Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense (SFRG) celebra o 92º Aniversário nos próximos dias 7, 8 e 15 de Outubro. Atuação de bandas filarmónicas, e de orquestras Juvenis de outros pontos do País fazem parte das comemorações.

No sábado, dia 7, pelas 17h30, tem lugar uma romagem ao cemitério da vila, pela banda (com saída da sede da SFRG), seguida de passagem até à Igreja de Nª Sr.ª da Ajuda, onde, pelas 19h00, decorrerá uma Missa em homenagem aos sócios, músicos, dirigentes e maestros falecidos.

Já no dia seguinte, pelas 15h30, acontece a receção às bandas filarmónicas convidadas. Segue-se um desfile pelas ruas da localidade. A partir das 16h30, decorre a atuação das bandas: Sociedade Filarmónica Vieirense (Estremoz), Sociedade Recreativa e Musical Vila Franca do Rosário (Mafra) e da Banda da SFRG.

No dia 15 de Outubro, a partir das 16 horas, realiza-se o Encontro de Orquestras Juvenis. Participam: Orquestra da Escola de Música da Sapataria (Sobral de Monte Agraço), Orquestra Juvenil de Alpedriz (Alcobaça) e a Orquestra Juvenil da SFRG.

A Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense foi fundada em 1 de Outubro de 1925, embora só em 9 de Junho de 1981 fosse oficializada por escritura lavrada no Cartório Notarial das Caldas da Rainha. De realçar que esta instituição veio suceder à Tuna da Sociedade Musical Gaeirense, que era composta por 13 elementos.

Ao longo de 91 anos tem, esta coletividade, dedicado grande empenho na realização e organização de atividades culturais e recreativas, evidenciando-se na área musical. No âmbito desta importante atividade, tem merecido especial dedicação a Banda Filarmónica e a Escola de Musica. É Instituição de Utilidade Pública desde 27 de Maio de 1997.

Cartaz
Press Release (pdf)