Há Magusto de São Martinho na Capeleira e Navalha

Sábado, dia 11 de Novembro

134

Realiza-se no próximo sábado, dia 11 de Novembro, a partir das 17h00, um Magusto, para celebrar o Dia de São Martinho, na Capeleira, Óbidos, organizado pela Associação Recreativa e Cultural Amigos da Capeleira e Navalha (ARCACEN).

O convívio decorre junto do Pavilhão da ARCACEN e conta, para além das castanhas (oferta da organização), com as tradicionais bebidas do Magusto e muita animação.

O Dia de São Martinho é celebrado anualmente a 11 de Novembro, sendo uma das comemorações que marcam o Outono.

História de São Martinho
Martinho de Tours foi um militar, monge, bispo e santo católico, nascido a 316 e falecido a 397.

A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em dois e deu uma metade ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.
A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.

Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.

São Martinho tornou-se no padroeiro dos mendigos, alfaiates, soldados, cavaleiros, curtidores, restauradores e produtores de vinho. [Fonte: Wikipédia]

Cartaz
Press Release (pdf)