“Queremos melhorar a qualidade de vida de todos os munícipes”, diz vereadora Margarida Reis

Saúde e Bem-Estar: novo pelouro para os próximos 4 anos

799

“Queremos que a população de Óbidos esteja muito direcionada para a Saúde e Bem-Estar e que consigamos, ao longo destes quatro anos, melhorar a qualidade de vida de todos os munícipes.” É desta forma que Margarida Reis, vereadora do novo [e inédito] Pelouro da Saúde em Bem-Estar, fala do programa para este novo mandato. Um programa abrangente, “que pretende servir todas as gerações, sem exceção, todos os clubes, todas as associações e envolver várias áreas, como a educação, o desporto, o lazer, o turismo e a economia”, explica a autarca.

O pontapé de saída deste programa aconteceu, de forma simbólica, no Dia Europeu da Alimentação e Cozinhas Saudáveis, com um coffee break “saudável” fornecido pelo Ateliê de Gastronomia da Escola Josefa de Óbidos aos funcionários da Câmara Municipal de Óbidos. Uma primeira ação de muitas que se vão seguir. Margarida Reis esclarece que tudo o que se vai fazer “passa por fomentar, cada vez mais, no nosso concelho, a prática desportiva a vários níveis, onde possamos envolver todas as pessoas, em todos os escalões etários”. Para isso, há que aproveitar “as infraestruturas desportivas que temos ao nosso dispor, não só os pavilhões, mas também a Lagoa de Óbidos e o Rio Arnóia, que são, neste momento, espaços que  podemos utilizar e exponenciar em termos de Saúde e Bem-Estar”. Mas haverá também “eventos ligados à Saúde e parcerias com outros municípios”, sublinha a vereadora.

Para consubstanciar o programa, foi criado o Gabinete “Óbidos + Ativo”, que vai funcionar no Complexo Desportivo Municipal. “Este gabinete pretende oferecer vários serviços, com diversos profissionais, em áreas como a psicologia, a nutrição e a atividade física”, afirma Margarida Reis, explicando que será uma estrutura “onde as pessoas poderão deslocar-se e marcar as suas consultas e também dar as suas opiniões sobre o modo de funcionamento”.

“A população do concelho de Óbidos, mais do que nunca, está na altura de poder dar o salto e ter uma melhor qualidade de vida”, insiste a vereadora, apelando a todos os munícipes “para fomentarem estilos de vida mais saudáveis”. E poderão começar já nesta quadra com as atividades do “Natal + Ativo”. Aqua Intense Fit, nas Piscinas de Óbidos, dia 29 de Novembro, Caminhada de Natal, dia 30, Pai Natal na Lagoa [canoagem], dia 16 de Dezembro, e Paddle Show, também na Lagoa de Óbidos, dia 17 de Dezembro.

Press Release (pdf)