700 figuras animam Presépio de jovem das Gaeiras

Entre 8 de Dezembro e 6 de Janeiro de 2018

208

Pela oitava vez, Ricardo Roque (27 anos) mostra o Presépio Animado, na vila de Gaeiras, entre 8 de Dezembro e 6 de Janeiro de 2018. A obra, com cerca de 15 metros quadrados, conta, na edição deste ano, como novidades com uma adega antiga com “figuras” que se movem a “pisar uvas” e uma cascata com a água a correr de maior dimensão que o habitual.

Cerca de 700 figuras, muitas delas animadas, e de edições anteriores, vão estar numa estrutura de madeira, coberta de musgo natural. O Presépio conta com várias peças iluminadas, a rodar, cascatas, a casa do ferreiro e a da padeira, cujo forno está aceso, entre outras “surpresas”.

Situado na rua de Santo António, nº 15, a entrada para o espaço do Presépio conta, novamente, com uma “fachada” decorada: «um castelo medieval, para fazer lembrar Óbidos».

“A preparação do trabalho começou em Setembro passado, com ajuda dos meus pais, de amigos, vizinhos e familiares. Tal como nas edições anteriores, a mostra de presépios inclui, num outro espaço, diversas obras de 33 artistas locais, zona Oeste e de Lisboa”, disse o jovem.

Ricardo Roque, que é apaixonado por presépios desde pequeno, adiantou, igualmente, que “várias empresas da região contribuíram com diversos materiais para a construção da obra”.

Haverá, igualmente, para os visitantes filhós e ginja de Óbidos (a um preço simbólico).

A par da mostra, e em colaboração com amigos, Ricardo organiza, no dia 17 de Dezembro, pelas 15 horas, um Passeio de Bicicletas de “Pais Natais”. A caravana irá visitar a Grande Exposição de Presépios da vila e percorrer as ruas principais de Gaeiras.

O Presépio será inaugurado no dia 8 de Dezembro, pelas 17 horas, ao som da banda da Sociedade Filarmónica e Recreativa Geirense. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18h00, e aos fins-de-semana e feriados, das 14h30 às 19h00. Entradas livres.

Apoio da Junta de Freguesia das Gaeiras, Município de Óbidos e Óbidos Criativa, E.M.

Cartaz
Press Release (pdf)