Óbidos lança prémio literário Armando Silva Carvalho

2.º aniversário de Óbidos Cidade Criativa da Literatura da UNESCO

2267

No dia em que se celebra o segundo aniversário de Óbidos como “Cidade Criativa da Literatura” da UNESCO, foi apresentado o prémio literário “Armando de Silva Carvalho”, poeta natural do concelho de Óbidos. O prémio foi anunciado por Celeste Afonso, a nova diretora executiva do projeto Óbidos Cidade Criativa da Literatura, no Centro Design de Interiores, em Óbidos, espaço que passará a ser a sede deste programa.

“Aproveitamos esta data, dois anos depois, para revelar aquilo que é o resultado da consolidação de uma estratégia”, revela Celeste Afonso, sublinhado que este novo prémio literário “é o reconhecimento de um nome ímpar da literatura em língua portuguesa e a um filho de Óbidos”. A diretora do projeto explica que este será um prémio que galardoará obra já editada. “Este é um prémio destinado a todos os autores que escrevem poesia em língua portuguesa, no espaço da Lusofonia”, explicou, acrescentando que “o vencedor estará numa das cidades criativas da literatura [da UNESCO] e, durante 3 a 7 dias, estará num conjunto de ações de promoção da poesia, da obra e com encontros com outros autores”. A primeira cidade a receber o vencedor de 2018 do prémio Armando Silva Carvalho será Granada, em Espanha. O prémio será anunciado na próxima edição do FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos que, em 2018, terá lugar de 27 de Setembro a 7 de Outubro.

Neste dia 11 de Dezembro foi ainda anunciado o novo espaço onde o projeto Óbidos Cidade Criativa da Literatura vai passar a ter um vasto conjunto de iniciativas. Trata-se do Centro de Design de Interiores “e é nesta casa que vamos dar a conhecer as outras cidades criativas da literatura da UNESCO, onde vamos, todos os meses, ter várias atividades ligadas com a literatura”, revela Celeste Afonso. A responsável anunciou ainda a data da próxima edição do Festival Latitudes – Literatura e Viajantes que, em 2018, decorre de 26 a 29 de Abril.

Recorde-se que o poeta e tradutor Armando Silva Carvalho morreu a 1 de Junho deste ano, vítima de doença prolongada. Armando Silva Carvalho nasceu em 1938, no Olho Marinho, Óbidos, e era um dos mais importantes poetas portugueses da atualidade, tendo ainda recentemente vencido os mais importantes prémios literários nacionais, com o seu último livro “A Sombra do Mar”, publicado pela Assírio & Alvim. A sua obra está traduzida para castelhano, russo, francês, inglês, sueco, letão, alemão, italiano e holandês.

Press Release (pdf)