Ensino da Programação e da Robótica de regresso com a Academia deCode

Parque Tecnológico de Óbidos

399

É uma competência e uma linguagem de futuro, e está de regresso ao ensino de crianças e jovens da região com o deCode – Academia de Programação e Robótica. O projeto, na sua 3ª edição, é destinado a alunos dos 6 aos 18 anos que tenham interesse em construir jogos, animações interativas, ou outras aplicações multimédia.

O programa arranca em janeiro, e decorrerá na Escola Josefa de Óbidos (com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico) e no Parque Tecnológico de Óbidos (com os alunos dos restantes níveis de ensino).

No âmbito deste projeto, as crianças vão ter acesso a ferramentas que as vão ajudar a compreender como funciona a Programação – linguagem de computador -, estimulando até o seu interesse por áreas como a criação de software.

A aposta na Robótica pelo segundo ano consecutivo, em articulação com o ensino da Programação, pretende potenciar nos alunos o desenvolvimento de competências e a aquisição de conhecimentos transversais a diversas disciplinas como a Matemática, a Físico-Química, a Eletrónica ou a Mecânica.

Aprender diferentes linguagens de programação é tão importante como falar Inglês. Em Portugal, a área da Programação Informática regista hoje uma das mais elevadas taxas de empregabilidade, em contraponto com o número de programadores especializados existentes.

Até 2020, a Comissão Europeia estima que fiquem por preencher, no nosso País, cerca de 15 mil vagas no setor das TI. Na União Europeia, serão mais de 900 mil.

Com o aumento do número de empresas de base tecnológica a instalar-se na região, e como forma de ajudar a suprir a carência de recursos, o Parque Tecnológico de Óbidos tem vindo a trabalhar com as escolas no sentido de as aproximar à comunidade empresarial.

Recorde-se que Óbidos assumiu o pioneirismo no ensino da Programação para crianças e jovens através do projeto deCode, coordenado pelo Parque Tecnológico de Óbidos e pelo município de Óbidos, em parceria com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e Instituto Politécnico de Leiria.

As inscrições estão abertas e poderão ser feitas através dos números 262 955 700 / 262 077 001, ou dos endereços obitec@cm-obidos.pt / susana.abrantes@obidosparque.com .

Press Release (pdf)