Jovens Voluntários de Gaeiras apresentam “Cooltour”

Projeto de disseminação e ativação cultural

166

A Associação de Jovens Voluntários de Gaeiras (JVG) está a desenvolver um novo projeto de divulgação e ativação cultural, designado de “Cooltour”. A apresentação do projeto irá acontecer no dia 13 de Janeiro, pelas 21h30, no Convento de São Miguel, em Gaeiras. Haverá um concerto de Fado de Coimbra pelo grupo “Distância”.

A cerimónia conta com as presenças de Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, e de Anna-Paula Ormeche, da Comissão Nacional da UNESCO.

Segundo uma nota da JVG, “o «Cooltour» é um projeto de valorização e disseminação cultural assente na promoção da identidade dos sítios e das suas comunidades”. A Música, o Teatro, o Cinema, a Fotografia, a Pintura, a Dança, a Arte de Rua, a Literatura, a Gastronomia e a Tradição são algumas das áreas que se pretendem afirmar, através da realização de uma agenda cultural, com projetos de origem portuguesa.

“Nos últimos anos temos assistido a um processo acelerado de transformação, com efeitos sobre a sociedade e as populações. Um destes efeitos é o agravamento dos desequilíbrios de desenvolvimento regional e local, com fenómenos de desertificação e desinvestimento cultural no espaço rural. Enquanto membros do clube UNESCO [desenvolvimento dos jovens em regiões de baixa densidade populacional], consideramos que o desenvolvimento do futuro passa pela necessidade de dar mais ênfase à dimensão humana, portadora de grande sabedoria, cultura e tradição”, diz a mesma nota.

Ainda segundo os responsáveis do “Cooltour”, “enquanto estratégia de ativação e dinamização do território, emerge a necessidade de olharmos para um património que é de todos com a responsabilidade de o preservar e afirmar”, acrescentando, que, “serão também os nossos monumentos os palcos deste projeto tornando-os assim em espaços com vida por onde passarão vários artistas e fazedores que se interligam e partilham. Espaços de encontro entre o tempo e as pessoas, cruzando o passado com o presente, criando sinergias e vontades”.

Cartaz
Press Release (pdf)