Futebol: Veteranos do Bairro recebem em festa, o El Arenal, de Ávila, no Municipal de Óbidos

Vitória dos obidenses por 7-0

1360

Decorreu no passado dia 20 de Janeiro, no Estádio Municipal de Óbidos, uma partida de futebol entre os Veteranos do Bairro da Senhora da Luz e os Veteranos do El Arenal (Ávila, Espanha), com uma expressiva vitória, dos obidenses, por 7-0. No entanto, mais do que um jogo de futebol, fica a dinâmica de todo o fim-de-semana.



Em 2017, durante o Mercado Medieval de Óbidos, encontraram-se dois grupos de pessoas muito distintas mas com intenções muito semelhantes. Nomeadamente, descobrir argumentos para relações culturais, sociais e desportivas. Entre muitas partilhas, encontraram mais alguns pontos em comum: o futebol e a participação em eventos culturais. Foi então lançada a “semente” para uma relação entre espanhóis e portugueses, entre obidenses e abilenses, que se comprometeram a marcar dois fins de semana em conjunto. Um em Óbidos e outro nas montanhas da Serra de Gredos, a quase 1000 metros de altitude, na província de Ávila. Em Espanha vai acontecer no dia 8 de Setembro, deste ano.

De El Arenal vieram cerca de 60 pessoas, entre jogadores, equipa técnica, familiares e apoiantes, para um jogo que contou com a presença da vereadora Margarida Reis, do Município de Óbidos, que, segundo, os Veteranos do Bairro, “honrou este encontro, pois a equipa local sentiu que se começa a valorizar o desporto para os «menos jovens», o investimento na saúde e bem-estar, o combate ao sedentarismo, a mobilização das comunidades locais e o investimento em novas relações nacionais e internacionais, tão proveitosas para a economia local”.

Relativamente ao jogo, o principal argumento para o convívio que aconteceu no dia 20, a equipa local, que venceu por 7-0, dominou durante toda a partida, daí os golos surgirem naturalmente.

No final, no salão do Sport Clube do Bairro sentaram-se à mesa cerca de 100 pessoas para jantar e conviver. Os espanhóis tiveram oportunidade para conhecer a vila e alguns locais do concelho de Óbidos.