OesteSustentável realiza sessão de esclarecimentos: “Ventos de Poupança 2: Energia + Social”

Competição interescolar

436

No passado dia 24 de janeiro, a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste realizou uma sessão de esclarecimento para as escolas inscritas na competição interescolar “Ventos de Poupança 2”, que decorreu no Salão Nobre da Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM, em Caldas da Rainha.

A OesteSustentável está a desenvolver no ano letivo 2017/2018 a competição escolar “Ventos de Poupança 2”, que contempla uma vertente inovadora através de um jogo para smartphones, sobre conhecimentos de sustentabilidade, energia e ambiente, promovendo a eficiência energética, a cooperação social e intergeracional entre jovens e IPSS de cerca de 42 escolas do 3º Ciclo e ensino secundário, profissional e/ou artístico dos municípios do Oeste, Barreiro, Moita, Montijo, Seixal, Cascais e Alta Estremadura.

A sessão de esclarecimentos do projeto contou com a participação de cerca de 30 representantes das “eco-equipas”, tendo a equipa técnica da Agência OesteSustentável apresentado os principais aspetos a ter em conta no projeto. Neste ponto foram abordadas as duas fases da competição, os prémios, as redes sociais, assim como a apresentação de um caso prático de como aceder ao backoffice das escolas para que as mesmas consigam preencher e submeter os relatórios e tarefas da primeira fase.

Por fim, foi oficialmente lançada a app “ÉcomLógica – É com lógica sustentável!”, que consiste num jogo educativo inovador para dispositivos Android, iOs e webapp e que congrega mais de 750 questões sobre as temáticas relacionadas com Água, Ambiente, Energia, Mobilidade e Resíduos. Neste momento a aplicação mobile apenas se encontra disponível para download gratuito na versão Android através da loja “Google Play” (http://bit.ly/VP2ÉcomLógicaAndroid), sendo expectável o seu lançamento nas versões iOs e webapp no decorrer das próximas semanas.

A medida “Ventos de Poupança 2: Energia + Social” realiza-se no âmbito do PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica 2017/2018, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, e é desenvolvida pela OesteSustentável em parceria com as Agências de Energia e Ambiente do Seixal (AMESeixal), Alta Estremadura (Enerdura), Cascais (Cascais Ambiente) e Barreiro, Moita e Montijo (S.Energia).