“Ficamos com uma rede de atendimento próxima das pessoas”

Lançamento dos Espaços do Cidadão no concelho de Óbidos

496

Foram apresentados, na passada segunda-feira, 5 de Fevereiro, os novos Espaços do Cidadão no concelho de Óbidos. Ao todo, serão sete espaços, nas sedes das diferentes Juntas de Freguesia, com exceção da Freguesia de São Pedro, Santa Maria e Sobral da Lagoa, cujo espaço será localizado no Sobral, devido à existência de um espaço idêntico na Câmara Municipal de Óbidos. O concelho fica, desta forma, com oito espaços de proximidade aos munícipes.

A apresentação aconteceu no auditório da Junta de Freguesia do Olho Marinho, pelas 17 horas, e, na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Óbidos afirmou que “é bom, quando pensamos em política de proximidade e de governança, pensarmos em todos, sem excluir ninguém”. Humberto Marques explicou, “nesta ação simbólica”, como classificou, que “vai haver sete Espaços do Cidadão, sendo que quatro estão prontos e que faltam instalar três – Usseira, Amoreira e Vau – porque é preciso afinar algumas obras de adaptação”.

Para o autarca, com este novos serviços, “ficamos com uma rede de atendimento próxima das pessoas”, porque “o que se pretende é que os munícipes possam resolver os seus problemas num único espaço, perto delas”.

Humberto Marques explicou que este processo foi iniciado em 2013 e que, na ocasião, apenas havia autorização para fazer três novos Espaços do Cidadão, no concelho. “Nós não aceitámos isso, visto que temos 20 por cento da população info-excluída e, por isso, a Câmara Municipal estava disponível para comparticipar os restantes espaços”, revelou. O presidente do Município garantiu ainda que “há uma dimensão de serviço público que nós nunca abdicamos, que é de servir bem as pessoas e de o fazer com proximidade e rosto”. Esta rede de Espaços de Cidadão “é um exemplo disso”, concluiu.

Recorde-se que os Espaços do Cidadão são pontos de atendimento que reúnem serviços de diferentes entidades num único balcão. No Espaço Cidadão tem-se acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de interesse público.

Press Release (pdf)