Dia Mundial da Poesia celebrado com um Encontro Global de Poetas

Cidades Criativas da Literatura UNESCO

1518

Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, Óbidos Cidade Criativa da Literatura e as suas congéneres por todo o mundo associaram-se através da realização de eventos literários em 13 locais. Em Óbidos, este dia será assinalado com a projeção de um poema de Armando da Silva Carvalho, poeta natural do Olho Marinho, Óbidos, na fachada da Porta da Vila. Mas as comemorações prolongam-se até ao dia 28 de Março, dia que o autor completaria 80 anos.

O Dia Mundial da Poesia assinala-se anualmente no dia 21 de Março e é o momento de celebração dos nossos poetas e de uma das mais importantes formas de expressão cultural e linguística da Humanidade. A poesia, presente em todas as culturas e em todos os continentes, toca a nossa humanidade comum e os nossos valores partilhados, transformando o mais simples poema num poderoso catalisador do diálogo intercultural e da paz.

É uma forma de arte que, mais do que qualquer outra, demonstra o poder transformador das palavras.

No dia 21 de março decorrem, em todo o mundo, os eventos que celebram a amplitude e diversidade dos poetas das cidades criativas da UNESCO, entre os quais:

• Um recital de poesia, com a participação de 60 autores em 24 bibliotecas da cidade de Granada, envolvendo os poetas de Nottingham e Ljubljana, Georgina Wilding e Anja Golob, respectivamente. O Embaixador da Boa Vontade das Cidades Criativas da UNESCO, a poeta italiana Maria Francesca Merloni, participará também no evento.
• Heidelberg colocou 45 poemas de 22 poetas dentro dos comboios que percorrem a cidade. Um comboio especial irá também viajar pela cidade, com paragens regulares, dentro do qual um poeta irá recitar poesia para os passageiros, a cada 10 minutos.
• Em Tartu vai decorrer um movimento de poesia por toda a cidade envolvendo 15 recitais em 7 locais diferentes.
• Uma diversidade de atividades irá ter lugar em Cracóvia, incluindo um percurso poético pela cidade, uma apresentação de novos poemas projetados na fachada de um prédio em Bracka St e o lançamento do programa do Festival de Poesia Milosz deste ano.
• A casa de Heidelberg, na sua cidade gémea francesa, Montpellier, apresentará uma noite dedicada à poesia alemã e ao seu impacto na literatura francesa.
• Barcelona vai receber um workshop de poesia e diversos eventos que contam com a participação de Maria Isern e Guillem Gavaldà, vencedores do prémio Francesc Garriga Poetry Prize.
• Outros eventos de poesia e performances artísticas irão também decorrer em Iowa e Praga.

O Dia Mundial da Poesia foi declarado, pela primeira vez, pela UNESCO durante a sua trigésima conferência em Paris, em 1999, com o objetivo de promover a diversidade linguística através da expressão poética e criar oportunidades para línguas em perigo serem ouvidas.

Cartaz
Press Release (pdf)