Casa José Saramago em Óbidos: assumir Óbidos como um lugar de expressão da literatura e da cultura

Inauguração do novo espaço, segunda-feira, 23 de Abril, às 18 horas

824

Inaugura na próxima segunda-feira, 23 de Abril, em Óbidos, a Casa José Saramago, numa parceria entre o Município de Óbidos, a Óbidos Vila Literária e a Fundação José Saramago. A cerimónia terá lugar às 18 horas, na antiga galeria do Pelourinho, na rua Direita, que, a partir de agora, será a Casa José Saramago e a sede de Óbidos Cidade Criativa da Literatura da UNESCO.

“Temos um Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, temos uma Vila Literária em Portugal”, explica Celeste Afonso, acrescentando que “as duas decidiram assumir Óbidos como um lugar de expressão da literatura e da cultura”. “Juntando aquilo que é a missão, os principios e os fundamentos da Fundação José  Saramago, com aquilo que é a missão da Cidade Cidade Criativa da Literatura, e aquela que é a sua estratégia, criou-se um espaço que vai abrir no dia 23, dia Mundial do Livro, simbolicamente”, explica.

Para a diretora executiva de Óbidos Cidade Criativa da Literatura da UNESCO, a Casa José Saramago será “um espaço laboratório de criação” e uma “mostra do que culturalmente e literariamente se faz em Portugal, numa primeira fase, e no Mundo”.  A responsável, afirma que este novo espaço “é muito mais que uma casa que tem apenas o nome José Saramago”, garantindo que “é uma parceria efectiva entre a Fundanção e Óbidos Vila Literária”.

Celeste Afonso explica que o espaço será multifuncional e multicultural. “Apesar de não ser muito grande, ele vai acolher um conjunto de áreas, como uma biblioteca/sala de leitura, onde vamos ter toda a obra de Saramago em todas as línguas, mas vamos ter também outros títulos, outros livros e outros autores”, revela. A responsável afirma ainda que a Casa José Saramago “vai ter um auditório, uma galeria, vai ser sede da Cidade Criativa da Literatura [da UNESCO], vai ter exposições, lançamento de livros, conversas, filmes, espetáculos, workshops…”.

Para além da programação que virá da Fundação José Saramago, a Casa José Saramago, em Óbidos, “terá também vida própria”, indo ao encontro daquilo que tem sido o programa da Óbidos Vila Literária ao longo de todo o ano. “A Casa José Saramago vai ser aquilo que nós achamos que nos estava a faltar neste momento, que era um espaço que pudesse ser a personificação do que é Óbidos Vila Literária”, conclui.

Press Release (pdf)