“Precisamos que os governantes olhem para esta estratégia não como de Óbidos, mas como do País”

Inauguração da Casa José Saramago, em Óbidos

1841

“No romance limito-me a pôr as coisas à vista: levantar a pedra e ver o que está por baixo.” Esta é uma das frases de José Saramago que dão as boas-vindas a todos os que visitarem a Casa com o nome do escritor, em Óbidos. Inaugurada ontem, segunda-feira, 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, este novo espaço “pretende ser diverso”, diz Pilar del Rio, presidente da Fundação José Saramago. “É um caminho feito sempre a partir da pedra que constrói Óbidos, mas também com as pedras levantadas por Saramago”, disse.

Para o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “mais importante do que o espaço físico, é aquilo que aqui se vai fazer”. Humberto Marques destaca, por isso, “a vontade de afirmação” da vila, sublinhando que Óbidos “não é apenas história do passado, é história do presente e sonhos para o futuro”. E o futuro passa, cada vez mais, pela internacionalização, “sendo isso, para nós, uma missão”, garante o autarca, assegurando que, com este protocolo entre Óbidos e a Fundação Saramago, “se fez o casamento perfeito”.

Humberto Marques fez ainda um apelo ao Governo: “Precisamos que os governantes olhem para esta estratégia não como de Óbidos, mas como do País”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, para quem “o grande motivo diferenciador de Óbidos é a Cultura”. “Hoje, com agrado, podemos verificar que a nossa política está a dar frutos”, conclui.

A Casa José Saramago, localizada na antiga Galeria do Pelourinho, tem diversos espaços, todos eles dedicados ao autor, mas, e acima de tudo, à literatura: loja, galeria, sala de leitura e biblioteca, auditório e sede de Óbidos Cidade Criativa da Literatura. Esta é uma parceria entre a Fundação José Saramago e o Município de Óbidos, celebrada, ontem, em protocolo.

Para além da programação que virá da Fundação José Saramago, a Casa José Saramago, em Óbidos, terá também agenda própria, indo ao encontro daquilo que tem sido o programa da Óbidos Vila Literária ao longo de todo o ano.

Press Release (pdf)