OesteSustentável instala iluminação LED no Complexo Desportivo de Óbidos

Poupança anual de quase 5 mil euros

1685
DCIM103GOPRO

A OesteSustentável, em parceria com o Município de Óbidos, promoveu a substituição dos sistemas de iluminação do Complexo Desportivo em Óbidos, no âmbito da fase piloto do projeto “LEDíficios do Oeste”.

Esta intervenção tem uma poupança estimada de 36279 kWh ano, evitando cerca de 15,06 tonCO2 para atmosfera, representando, assim, uma poupança anual de 4 919 euros para o Município de Óbidos. Feitas as contas, trata-se de uma redução de 69 por cento nos custos com a fatura de energia elétrica, tendo um retorno do investimento municipal na ordem dos sete meses, o que significa que ao sétimo mês após a instalação, a intervenção ficará paga apenas com as poupanças obtidas.

O projeto “LEDíficios do Oeste”, na sua globalidade, visa reduzir o consumo de energia elétrica e melhorar a eficiência energética em edifícios da região Oeste e prevê a substituição de cerca de 28 mil lâmpadas fluorescentes tubulares e de halogénio por lâmpadas LED em edifícios municipais, quarteis de bombeiros, estabelecimentos escolares e instituições de solidariedade social, localizados na área de abrangência da OesteSustentável.

A iniciativa tem um orçamento global previsto de 560 mil euros, cofinanciados a fundo perdido em 71,19 por cento, com um período de execução de dois anos, até dezembro de 2018, e surge no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2017/2018), que apoia financeiramente iniciativas que promovam a eficiência e redução do consumo de eletricidade em diferentes segmentos de consumidores.

O PPEC 2017/2018 aprovou 75 medidas que serão implementadas por 33 promotores, tendo o projeto “LEDíficios do Oeste” obtido a melhor classificação no seu segmento de entre 35 projetos candidatos.