OesteSustentável lança 2ª fase da competição escolar

“Ventos de Poupança 2: Energia + Social”

1305

A 2ª fase da competição interescolar “Ventos de Poupança 2” decorre até ao próximo dia 23 de maio de 2018. A 1ª fase da competição decorreu entre os dias 31 de outubro de 2017 e 9 de fevereiro de 2018 e contou com o apuramento de 29 instituições de ensino.

Na 2ª fase desta competição, as escolas deverão realizar o levantamento dos equipamentos consumidores de energia, realizar uma ação de sensibilização, em formato vídeo, para entregar à IPSS parceira e caracterizar o consumo de energia da escola através do sistema de monitorização recebido. As eco-equipas terão ainda que efetuar a avaliação do potencial eólico e solar da escola, dimensionando um parque fotovoltaico e de microturbinas eólicas. Ao nível criativo terão que apresentar uma réplica de uma microturbina ou painel fotovoltaico utilizando materiais reaproveitados. Por último, a app jogo “ÉcomLógica” continuará a ser disputada na segunda fase com a introdução de novas questões, assim como a sua disponibilização para dispositivos iOS. Serão também lançados novos desafios complementares dirigidos às eco-equipas participantes, e novos desafios relâmpago onde os vencedores receberão brindes institucionais.

A 2.ª fase da competição decorrerá até 23 maio de 2018 e culminará com a atribuição do prémio final às 10 melhores escolas: uma microturbina eólica ou um sistema fotovoltaico de autoconsumo, sendo que as IPSS que estas escolas apoiarem recebem uma “Sala LED”. As restantes escolas finalistas também serão contempladas com o mesmo prémio.

“Ventos de Poupança 2: Energia + Social” realiza-se no âmbito do PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica 2017/2018, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, e é desenvolvida pela OesteSustentável em parceria com as Agências de Energia congéneres do Seixal (AMESEIXAL), Alta Estremadura (Enerdura), Cascais (Cascais Ambiente) e Barreiro, Moita e Montijo (S.ENERGIA).