Óbidos celebra “Museus hiperconectados”

Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus

246

Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, os Museus d’Óbidos prepararam uma programação especial a partir do tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, tema escolhido pelo ICOM (International Council of Museums – ICOM é a maior organização internacional de museus e profissionais de museus dedicada à preservação e divulgação da património natural e cultural mundial).

Num mundo hiperconectado, onde a rede de relações é invisível, diversa, integrada  e complexa, importa promover essas relações com os museus, cruzando-a com  a memória e os objetos que se constituem como formatação  de um território.

O desafio que hoje é proposto aos museus, criando a cada hora um novo paradigma, não pode deixar de ter em conta que os museus são uma parte integrante da sua comunidade, espelho da sua herança cultural e da sua envolvente patrimonial e ambiental.

Se a conectividade é o presente, neste dia especial propomos visitas comentadas, num processo de imersão no território e nos objetos que constituem a nossa história, com  leituras do presente de que daremos notícias online, das conversas cruzadas formuladas nos dias 18 e 19 de Maio.

Programa
Abertura alargada dos museus
· 18 de Maio – das 10 às 20h00
· 19 de Maio – das 10 às 22h00

18 de Maio – Dia Internacional dos Museus
· 18h30 – Visita comentada à exposição “Do Povo ao Rei” – uma imersão no Santuário do Senhor Jesus da Pedra (Museu Paroquial – visita comentada por Bruno Silva)

19 de Maio – Noite Europeia dos Museus
· 17h30 – Workshop “Eu sou o lugar sou EU” – exercício de memória (Museu Municipal – Atividade dinamizada pela artista Sandra Roda)
· 19h00 – Conhecer a memória dos objetos – visita guiada ao Museu Municipal (Visita comentada por Ana Calçada e Cláudia Batista)

Cartaz
Press Release (pdf)